Mosca-dos-estábulos ataca gado ‘sequestrado’ em GO

CONFIRA o que está no 'Radar Sanitário' em dezembro; coluna do médico veterinário e professor Enrico Ortolani trata das rotinas no manejo dos rebanhos de corte

Continue depois da publicidade

Por Enrico Ortolani – Professor titular de Clínica de Ruminantes da FMVZ-USP (ortolani@usp.br)

SURTO DE MOSCA-DOS-ESTÁBULOS


Um outro surto de mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) foi detectado no município de Rio Verde (GO) em cerca de 150 novilhas vazias, a maioria meio sangue Nelore-Angus que estavam “sequestradas” num piquete e que recebiam no cocho feno de capim tamani e palhada de milho à vontade.

Com a chegada das chuvas em outubro (150 mm de chuva), a temperatura média ideal (25º C) e o acúmulo de feno, caído dos cochos, e de fezes no local aumentou tremendamente a multiplicação e a infestação de moscas no gado. Isso levou a irritação dos mesmos e queda brusca de ganho de peso (foto).

Novilha atacada por mosca-dos-estábulos.

A mosca coloca seus ovos em material orgânico bastante umedecido, que neste caso era o feno de capim e palhada de milho (Fonte: doutorando Lídia M. de Aquino, UFG).

O controle dessa infestação não é tão fácil como se pensa. Mas recomenda-se a remoção semanal das fezes e restos alimentares contaminados do piquete, inclusive do volumoso debaixo dos cochos, e empilhamento dos mesmos com cobertura completa com lona plástica por 40 dias, podendo ser utilizando em seguida como adubo; colocação, pela manhã ou entardecer, de várias armadilhas azul ou pretas contendo inseticida ou cola entomológica, 20 metros entre si, próximo ao piquete (foto).

Armadilhas mosquicidas.

A RAIVA CONTINUA A CAMPEAR PELO BRASIL

A raiva bovina continua a matar os bovinos brasileiros. Desta vez, identificado recentemente em seis estados, num deles num surto de maior proporção (Guarabira PB; veja os comentários). Como comentado recomenda-se vacinar todo o gado dos rebanhos que se encontram num raio de 13 km do foco de raiva identificado. Lista dos municípios nos seis estados:

Amazonas: Autazes e Careiro

Mato Grosso: Nobres e Paranaíta (INDEA-MT)

Minas Gerais: São Gonçalo do Abaeté; Muzambinho; Santana dos Montes; Bueno Brandão; Passos, Carmo de Minas e Itutinga (IMA)

Paraíba: Alagoa Grande e um surto em Guarabira, com nove mortes, todos em animais de menos de 1 ano de idade. Acredita-se que pelo fato da vacinação da raiva neste estado ser anual, só são protegidos bovinos mais velhos já vacinados. Assim, recomenda-se a vacinação dos bezerros já com três meses de idade, revacinando-os um mês mais tarde.

Rio Grande do Sul: Santiago

São Paulo: Quintana, Pompéia; São Miguel Arcanjo e Cunha. Neste último município embora a captura de morcego tenha sido feita recentemente de forma exaustiva, morreram vários bovinos de rebanhos não vacinados (CDA-SP).

Bovino com raiva.

 

VEJA TAMBÉM:
Mosca-dos-chifres infestam rebanhos das bordas da Amazônia e da Região Sudeste
Faça um balanço geral da saúde no seu rebanho
O retorno doloroso da mosca-dos-estábulos

Você gostou desta coluna? Tem alguma sugestão ou informação nova?  Por favor, me escreva no e-mail ortolani@usp.br.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo