Por Enrico Ortolani – Professor titular de Clínica de Ruminantes da FMVZ-USP (ortolani@usp.br)
SURTO DE MOSCA-DOS-ESTÁBULOS
Continue depois da publicidade
Um outro surto de mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) foi detectado no município de Rio Verde (GO) em cerca de 150 novilhas vazias, a maioria meio sangue Nelore-Angus que estavam “sequestradas” num piquete e que recebiam no cocho feno de capim tamani e palhada de milho à vontade.
Com a chegada das chuvas em outubro (150 mm de chuva), a temperatura média ideal (25º C) e o acúmulo de feno, caído dos cochos, e de fezes no local aumentou tremendamente a multiplicação e a infestação de moscas no gado. Isso levou a irritação dos mesmos e queda brusca de ganho de peso (foto).
![](http://portaldbo.com.br/wp-content/uploads/2022/12/foto1-1.jpg)
A mosca coloca seus ovos em material orgânico bastante umedecido, que neste caso era o feno de capim e palhada de milho (Fonte: doutorando Lídia M. de Aquino, UFG).
O controle dessa infestação não é tão fácil como se pensa. Mas recomenda-se a remoção semanal das fezes e restos alimentares contaminados do piquete, inclusive do volumoso debaixo dos cochos, e empilhamento dos mesmos com cobertura completa com lona plástica por 40 dias, podendo ser utilizando em seguida como adubo; colocação, pela manhã ou entardecer, de várias armadilhas azul ou pretas contendo inseticida ou cola entomológica, 20 metros entre si, próximo ao piquete (foto).
Continue depois da publicidade
![](http://portaldbo.com.br/wp-content/uploads/2022/12/foto2-2.jpg)
A RAIVA CONTINUA A CAMPEAR PELO BRASIL
A raiva bovina continua a matar os bovinos brasileiros. Desta vez, identificado recentemente em seis estados, num deles num surto de maior proporção (Guarabira PB; veja os comentários). Como comentado recomenda-se vacinar todo o gado dos rebanhos que se encontram num raio de 13 km do foco de raiva identificado. Lista dos municípios nos seis estados:
Amazonas: Autazes e Careiro
Mato Grosso: Nobres e Paranaíta (INDEA-MT)
Minas Gerais: São Gonçalo do Abaeté; Muzambinho; Santana dos Montes; Bueno Brandão; Passos, Carmo de Minas e Itutinga (IMA)
Paraíba: Alagoa Grande e um surto em Guarabira, com nove mortes, todos em animais de menos de 1 ano de idade. Acredita-se que pelo fato da vacinação da raiva neste estado ser anual, só são protegidos bovinos mais velhos já vacinados. Assim, recomenda-se a vacinação dos bezerros já com três meses de idade, revacinando-os um mês mais tarde.
Rio Grande do Sul: Santiago
São Paulo: Quintana, Pompéia; São Miguel Arcanjo e Cunha. Neste último município embora a captura de morcego tenha sido feita recentemente de forma exaustiva, morreram vários bovinos de rebanhos não vacinados (CDA-SP).
VEJA TAMBÉM:
Mosca-dos-chifres infestam rebanhos das bordas da Amazônia e da Região Sudeste
Faça um balanço geral da saúde no seu rebanho
O retorno doloroso da mosca-dos-estábulos
Você gostou desta coluna? Tem alguma sugestão ou informação nova? Por favor, me escreva no e-mail ortolani@usp.br.