O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou seu último levantamento do ano de intenção de confinamento em Mato Grosso, que deve cair pouco mais de 20% este ano entre os informantes da pesquisa.
Segundo relatório do Imea, os 75,65% pecuaristas da amostra que adotam o confinamento pretendem engordar no cocho este ano um total de 555,18 mil cabeças de gado, quantidade 21,17% menor em relação ao que foi confinado em igual período de 2022.
É também um volume 10,22% menor em relação à intenção de confinamento apurada em julho. O levantamento do Imea contou com a participação de 115, de um total de 153 informantes da amostra.
Continue depois da publicidade
Mesmo com o custo de produção mais baixo, em torno de R$ 14,48 por cabeça/dia, ou R$ 1,57 menos ante igual período de 2022, a queda no preço do boi gordo desestimulou a atividade em Mato Grosso, diz o Imea.
Entre os entrevistados que participaram da pesquisa, a queda no valor da arroba foi apontada por 51,28% deles em outubro.
VEJA TAMBÉM | Com safra de bezerros de 2022 chegando ao mercado, preços continuarão pressionados, diz Agrifatto
“Isso aconteceu por causa do efeito da oferta de fêmeas nos preços do boi gordo, que vem caindo desde o último ano, afetando a lucratividade da atividade, uma vez que os indicadores financeiros estão entre as maiores preocupações dos pecuaristas”, informa o Imea.
“Em julho/23, 15,38% dos entrevistados informaram que não iriam confinar, ao passo que no levantamento de outubro/23, o porcentual passou para 22,61%”, descreve o Imea. “Em julho/23, 78,85% dos pecuaristas iriam confinar, e em outubro/23 o porcentual foi de 75,65%. Ademais, 1,74% dos produtores relataram indecisão neste último levantamento”, relata.
Continue depois da publicidade
Já em relação ao abate dos animais confinados, os informantes disseram que os abates vão se concentrar no segundo semestre, com 79,93% do total dos bovinos entre julho e dezembro, com destaque para outubro, com 15,76% do total, e dezembro, com 13,51% do total previsto.
“No entanto, cabe ressaltar que este é um número informado de acordo com o planejamento realizado pelos entrevistados, não sendo necessariamente o volume real, uma vez que o pecuarista procura por momentos de melhores preços para realizar a venda para as indústrias”, adverte o Imea.
Revista DBO | ARTIGO | Na queda de braço do mercado, como fica a viabilidade do confinamento?
Abate – A ociosidade dos frigoríficos de bovinos em Mato Grosso caiu significativamente este ano em relação a 2022, informou, em boletim, o Imea. Em outubro, os frigoríficos instalados no Estado abateram 533,32 mil cabeças de bovinos, representando aumento de 1,48% ante setembro e recorde para um mês de outubro.
“Considerando os abates realizados de segunda a sexta-feira, a média diária em outubro de 2023 foi de 25.397 cabeças”, acrescenta o instituto. “Com isso, a média diária de abates em 2023 até outubro é de 23.617 cabeças, ao passo que a média até outubro de 2022 foi de 19.193 cabeças”, informa.
“Desse modo, a utilização da capacidade frigorífica total do Estado estão em um dos maiores patamares da história, e em outubro/23, o indicador ficou na média de 68,03%, 18,20 p.p. acima da média de outubro de 2022, que era 49,83%”.