5º Fórum da Pecuária de Corte detalha o mapa para o pecuarista ter lucro

Durante os dois dias do encontro, 17 especialistas apontaram caminhos seguros e possíveis para o produtor ter eficiência nas mais vitais frentes do seu negócio

Continue depois da publicidade

O 5º Fórum da Pecuária de Corte, realizado em Salvador (BA), foi concluído nesta sexta-feira (30) e conseguiu o feito de submeter os quase 500 participantes a uma verdadeira imersão, dotada de conhecimentos aprofundados e atuais a respeito dos mais essenciais pilares para o pecuarista operar com eficiência e ter mais resultados. O evento é uma iniciativa do Rehagro em parceria com a consultoria Start e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia. 

Mercado nacional e internacional, gestão financeira, sanidade, reprodução, gestão de pessoas, manejo de pastagem, nutrição e sistemas integrados. Tudo isso esteve em pauta durante os dois dias de evento, sob a batuta de 17 especialistas que compartilharam com os presentes muito conhecimento técnico e visões práticas que estão fazendo a diferença em suas áreas de atuação.  

Continue depois da publicidade

Como parte deste enredo, uma palestra, em especial, chamou a atenção do público no segundo dia do encontro, justamente por tangibilizar o que todo esse conhecimento fomentado pode proporcionar quando colocado em prática de forma estruturada. Isso aconteceu na palestra do jovem pecuarista Luiz Antônio Junqueira Franco, de 33 anos, que representa a quarta geração da Agropecuária Junqueira Franco (MT). Seu envolvimento com o negócio começou em 2017 e, logo no início, percebeu que havia muitas oportunidades e necessidades de mudanças na operação e gestão da fazenda.  

O pecuarista Luiz Antônio Junqueira Franco mostrou os resultados gerados por bons processos e gestão de alto nível

Com um perfil estudioso e adepto de bons processos, Franco implementou diversos deles — apoiados pelo Rehagro, inclusive — que transformaram e fortaleceram o negócio da sua família.

“Graças a uma gestão por indicadores, saímos de uma produção de 2,7@/ha, em 2020, para 6,17@/ha em 2023, com projeção de melhorarmos neste ano”, revelou o produtor durante sua explanação. “Isso ajudou a alcançarmos um lucro líquido por hectare de R$ 1.500, antes R$ 612 contabilizados em 2020”, complementou.

Na ocasião, Franco também abriu outros importantes indicadores do seu negócio (veja reportagem na edição de setembro da Revista DBO) 

Continue depois da publicidade

Foco na nutrição 

A alimentação do rebanho pautou, praticamente, todo o segundo dia do 5° Fórum da Pecuária de Corte, inicialmente por meio de uma abordagem focada no manejo estratégico de pastagem. Quem abriu os trabalhos do dia foi Janaina Martuscello, especialista em pastagens e professora da Universidade Federal de São João Del Rei. Sua palestra sobre as exigências da nova pecuária a pasto foi sucedida pela explanação de Fabiano Araújo, médico veterinário e diretor técnico da Aval Serviços Tecnológicos, que falou sobre como melhorar a eficiência do uso das pastagens por meio de direcionamento genético.  

Ainda sobre a gestão de pasto, o consultor do Rehagro, Rafael Araújo, tratou sobre os desafios no controle da planta invasora Sporobolus indicus, conhecida em grande do País como capim capeta. Em sua apresentação, o especialista apresentou estratégias para o controle e também para o combate dessa praga que tanto afeta as pastagens.  

Na sequência, o foco foi direcionado para a suplementação, contando com as palestras de Pedro Malafaia, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que tratou sobre o fósforo e os possíveis efeitos na reprodução bovina, e de Flávio Resende, pesquisador da Apta Colina, que transcorreu sobre diversos aspectos relacionados à suplementação a pasto.  

Na etapa final, os participantes do fórum ainda conferiram uma apresentação sobre planejamento nutricional em uma fazenda de gado de corte, liderada por Paulo Eugênio, gerente nacional de Pecuária de Corte do Rehagro e por Jean Carlo, diretor do Grupo CSJ. Já o encerramento da programação ficou por conta de produtor Severino Pinheiro Vidal Júnior, da Fazenda Urupi (BA), que falou sobre o impacto do planejamento nos resultados financeiros de uma fazenda. 

O 5º Fórum da Pecuária de Corte será um dos destaques na edição de setembro da Revista DBO.  

Conteúdo de qualidade para quem vive da pecuária. Assine a Revista DBO

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Continue depois da publicidade

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura: