O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reuniu nesta quinta-feira (27) um grupo de ex-ministros da pasta para debater os obstáculos já enfrentados e os próximos desafios da agropecuária brasileira. Anfitrião do evento, o ministro Carlos Fávaro ressaltou a colaboração de todos para o crescimento do setor.
“Mais do que as homenagens merecidas, queremos mostrar que esse agronegócio tão pujante na economia brasileira não é fruto de uma pessoa só, muitos trabalharam juntos com os produtores rurais para fazer esse agro tão forte. Eu quero ter os ex-ministros como conselheiros com toda sua experiência para fazermos do agro esse grande orgulho do Brasil”, disse Fávaro.
Continue depois da publicidade
Ministro mais antigo presente no evento, Luiz Fernando Cirne Lima, que ocupou o cargo de 1969 a 1973, disse que a reunião foi muito proveitosa e lembrou a emoção de participar, nessa quarta-feira (26) do aniversário de 50 anos da Embrapa, fundada durante a sua gestão.
O ex-ministro Roberto Rodrigues, que esteve à frente da pasta entre 2003 e 2006, parabenizou Fávaro pelo encontro.
VEJA TAMBÉM | Orgulho nacional, Embrapa comemora meio século; vídeo
“Quem não sabe de onde vem não sabe para onde vai”, disse. Segundo ele, os próximos desafios da humanidade estão relacionados com segurança alimentar, energética e as mudanças climáticas. “Esses três desafios são resolvidos pela agricultura”, enfatizou.
Continue depois da publicidade
A ex-ministra Tereza Cristina falou sobre os desafios em sua gestão, especialmente por causa da pandemia. Ela também destacou a importância de programas como o Pronasolos e o Observatório da Agropecuária.
Também estiveram no evento os ex-ministros Antônio Cabrera, Arlindo Porto Neto, Francisco Turra, Luis Carlos Guedes Pinto, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, Neri Geller e Marcos Montes. Os ex-ministros Blairo Maggi e Alysson Paolinelli participaram do evento por meio de vídeo.
Os ex-ministros receberam uma placa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da agropecuária brasileira.