Estudo avalia o uso de cereais de inverno na composição de ração para bovinos, suínos e aves

Para o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, o estudo ganha ainda mais relevância a partir das adversidades climáticas e de mercado vivenciadas no Rio Grande do Sul nos últimos anos

Continue depois da publicidade

Na tarde da última quinta-feira (22/2), durante a 8ª ExpoAgro Cotricampo, em Campo Novo (RS), gestores da Embrapa apresentaram ao Conselho de Administração da Cotricampo a prévia de pesquisas sobre o uso de cereais de inverno na ração animal que estão em andamento na cooperativa.

Através de um acordo de cooperação entre a Embrapa Suínos e Aves, Embrapa Trigo e Cotricampo está em andamento um estudo para avaliar o uso de cereais de inverno na composição de ração para bovinos, suínos e aves, substituindo parte do milho e do farelo de soja utilizado pela cooperativa na fábrica de rações.


“O estudo comprova que parte do milho e do farelo de soja pode ser substituído por cereais de inverno, como triticale, trigo ou cevada. Consideradas as espécies utilizadas na alimentação e o uso nas diferentes fases de crescimento, os animais podem alcançar o mesmo ganho de peso, consumindo a mesma quantidade de alimento e apresentando os mesmos rendimentos em frigoríficos”, destaca o Chefe-Geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe.

Ainda de acordo com Krabbe, “ter uma segunda opção de cereal, que pode ser produzido no inverno, como está sendo proposto, significa um grande cenário para a indústria de proteína animal”.

Para o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, o estudo ganha ainda mais relevância a partir das adversidades climáticas e de mercado vivenciadas no Rio Grande do Sul nos últimos anos.

VEJA TAMBÉM | Interação e oferta de objetos para bezerros leiteiros podem ajudar a reduzir estresse da desmama

Como a Região Sul não é autossuficiente na produção de milho, necessita trazer do Mato Grosso os grãos necessários para a demanda, aumentando os custos de produção para os diversos elos da cadeia. “A Região Sul conta com muitas áreas ociosas no inverno, que podem gerar renda e alimento para os animais”, adverte Lemainski.

Durante o encontro, o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, manifestou o desejo de aprofundar ainda mais este trabalho de parceria com a Embrapa, pois o trabalho de pesquisa vem consolidando alternativas muito significativas para os produtores associados à cooperativa.

Segundo ele, a parceria de longa data com a Embrapa já permitiu importantes resultados na Cotricampo em trabalhos como o trigo branqueador utilizado no moinho, ações para promoção da melhoria na conservação de solo e agora o foco na redução de custos na alimentação animal.

Para que o trabalho pudesse ser desenvolvido, produtores cooperados tiveram participação decisiva. “Estou muito feliz em poder implementar essa pesquisa. Conseguimos resultados acima da expectativa com o nosso rebanho leiteiro”, ressalta Cleiton Wantz, produtor rural, empresário e associado à Cotricampo, que está participando do estudo.

SAIBA MAIS | Resultados de pesquisas com cultivar de trigo para silagem são promissores, diz EPAMIG

Wantz garante que os produtores estão tendo opções alternativas à soja e milho. Na propriedade que coordena, em Três Passos (RS), o uso de trigo e triticale tem sido uma constante desde 2022. O rebanho de vacas Jersey produz leite que abastece a indústria em que o produtor é um dos sócios.

O relatório final produzido pela Embrapa Suínos e Aves será entregue à Cotricampo nas próximas semanas, podendo ser divulgado de uma forma mais abrangente aos produtores e ao setor industrial.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Cotricampo

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: