A capacitação promove uma vivência prática e cultural, abordando técnicas, cortes, preparo e boas práticas, além de valorizar a identidade do churrasco como expressão da tradição rural, alinhada aos valores do Sistema FAEP. Ainda, além do preparo de carnes, os participantes aprendem receitas de acompanhamentos.
“Incorporar este curso ao nosso catálogo é valorizar uma tradição presente no coração do nosso agro. O sucesso da edição comemorativa mostrou como essa prática une a nossa comunidade. Agora, ao levar esse conhecimento aos produtores, vamos promover o aproveitamento integral, agregando valor na propriedade e fomentando a pecuária de corte do Paraná”, afirma Ágide Eduardo Meneguette, presidente do Sistema FAEP.
O curso é ofertado em dois níveis: “A Arte do Churrasco: Técnicas, Cortes e Temperos (básico)” e “A Arte do Churrasco: Sabores e Perfeição na Grelha (avançado)”. Destinado a maiores de 16 anos, o treinamento tem carga horária de 8 e 16 horas, respectivamente.
O programa aprofunda técnicas de preparo, explorando diferentes cortes de carne, métodos de cocção, acompanhamentos típicos e práticas tradicionais do fogo de chão. Os participantes aprendem a valorizar o sabor e a tradição do churrasco, desenvolvendo habilidades para elevar a qualidade dessa prática cultural.
Os produtores rurais interessados devem procurar o sindicato rural local para mais informações e/ou fazer a inscrição. Mais informações estão disponíveis no site do Sistema FAEP, na seção Cursos; clique AQUI.
Comemoração
A iniciativa do curso sobre churrasco surgiu em 2025, como parte das comemorações dos 60 anos da FAEP. No primeiro momento, entre julho e setembro do ano passado, o público inicial envolveu os presidentes dos sindicatos rurais do Paraná.
A ação teve como objetivo valorizar a história da entidade, fortalecer os vínculos com a liderança sindical e promover integração, capacitação e a cultura do agronegócio paranaense.
Ao todo, 14 turmas foram realizadas em todas as regiões do Paraná, com a participação de 175 representantes de 122 sindicatos rurais.
Fonte: Ascom Sistema FAEP




