A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) anunciou nesta quinta-feira (23) a habilitação de quatro novas plantas frigoríficas do Brasil, que poderão passar a exportar para o país asiático. Segundo anúncio do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, são duas plantas de Rondônia, uma do Espírito Santo e uma do Pará.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), as unidades pertencem às empresas Astra, Frigon, Frisa e JBS.
Continue depois da publicidade
Em nota oficial, a associação parabenizou os profissionais do ministério pelo “amplo trabalho que contou com consultas técnicas, avaliação de riscos, e total suporte, aspectos determinantes para que o governo chinês pudesse determinar de forma rápida que o sistema de prevenção e controle da doença da vaca louca do Brasil está em conformidade com os requisitos relevantes de quarentena e saúde da China”.
O Mapa anunciou também a autorização para a retomada de duas plantas frigoríficas que estavam suspensas e que vão poder voltar a exportar para a China: um abatedouro bovino no Mato Grosso e um frigorífico de frango no Rio Grande do Sul.
OUÇA 🎧 | China derruba embargo e habilita novas unidades para exportação; Hyberville Neto comenta
Segundo o ministro, outras empresas estão com pequenas pendências junto à GACC, que devem ser resolvidas ainda durante a missão do Mapa na China.
Continue depois da publicidade
“É um conjunto de ações que beneficia a agropecuária brasileira, gera empregos e oportunidades a todos os brasileiros”, comemorou Fávaro.
Fonte: Mapa e Ascom Abiec