Em 2024, Cáceres foi o município de Mato Grosso que mais enviou bovinos para o abate no Estado, com um total de 324,43 mil cabeças, um acréscimo de 29,09% sobre o volume de 2023.
“Foi o maior volume de animais abatidos no acumulado anual por um município na história de Mato Grosso”, destaca o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), citando os dados colhidos pela Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT).
Tangará da Serra ocupou a segunda posição no ranking dos municípios mato-grossenses que mais abateram no ano passado, com 321,10 mil cabeças encaminhados às indústrias, um aumento de 34,17% em relação ao resultado do ano anterior.
Por sua vez, Vila Bela da Santíssima Trindade ocupou a terceira posição, com 273,93 mil animais, uma elevação de 19,34% sobre 2023.
Segundo o Imea, tal cenário foi reflexo do intenso abate de fêmeas que ocorreu no período. Considerando os dados dos três municípios (Cáceres, Tangará da Serra e Vila Bela da Santíssima Trindade), o abate de vacas em 2024 apresentou alta de 48,86%, 64,46% e 44,32%, respectivamente, quando comparado com 2023.
Com isso, continua o Imea, os três munícipios somaram 919,47 mil animais abatidos no último ano, representando 12,50% do total abatido pelo Estado de Mato Grosso.
Mercado Pecuário
Quer mais análises sobre o mercado do boi gordo? Acompanhe o programa Mercado Pecuário, toda quarta-feira no DBO Play. Apesentado pela jornalista Juliana Camargo, o programa é uma referência para o pecuarista que quer se manter atualizado sobre os principais assuntos que cercam o setor.
DBO Play
No DBO Play, nossa marca no Youtube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, as entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária.




