Apresentado Por:

Atendimento à suspeitas de febre aftosa é tema de treinamento no Rio Grande do Sul

O treinamento começou nesta segunda-feira (25) e vai até sexta-feira (29)
Compartilhe:

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Durante cinco dias, 35 técnicos do Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul participam de treinamento em Tapes, na Costa Doce Gaúcha. Em pauta, o atendimento à notificação de suspeitas de doenças vesiculares, como a febre aftosa.

Conforme o coordenador da capacitação, Márcio Petró, cursos como este são promovidos pelo Ministério da Agricultura em todo o Brasil, a partir da solicitação dos estados.

“Essa padronização de conhecimentos é importante pela dimensão do país e pelas diferentes condições encontradas em cada estado”, afirma. Segundo ele, o Rio Grande do Sul é exemplo em termos de estrutura do corpo técnico e atenção veterinária para a vigilância agropecuária.

Para o coordenador da Divisão de Saúde Animal da Secretaria da Agricultura, Fernando Groff, o treinamento deverá deixar o grupo apto a atender suspeitas de febre aftosa, realizar o reconhecimento clínico e de doenças confundíveis. Também integra a capacitação a realização de um simulado, que ocorrerá na quinta-feira.

DBO Entrevista | A retirada da vacina contra a febre aftosa em São Paulo; veja vídeo

“A agilidade neste processo de reconhecimento, coleta e envio de amostras garante, em caso de doença, um atendimento rápido e evita a eventual disseminação do vírus.”

O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul, Fundesa-RS, custeou o local de realização do evento.

“O Fundesa atua no apoio à capacitação dos técnicos, de forma a promover a permanente atualização do Serviço Veterinário Oficial”, afirma o presidente Rogério Kerber. “O Fundesa promove, em todos os seus canais, a responsabilidade compartilhada, tendo o produtor o dever de realizar a notificação de suspeitas. E o atendimento de suspeitas, tema deste treinamento, é o passo seguinte, realizado pelos técnicos oficiais”, completa.

Fonte: Ascom Fundesa-RS

Gostou? Compartilhe:

Mais Lidas

1.

Encontre aqui a consultoria ideal para sua fazenda

Vídeos em destaque

Mais Lidas

Colunistas