“A China vai precisar de mais carne este ano e ano que vem também, especialmente de carne bovina”, diz Marcos Jank

Agrônomo e professor do Insper foi um dos especialistas de mercado convidado para o 10º Encontro de Analistas da Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

A manhã desta sexta-feira (27), na capital paulista, foi intensa e de muita informação para o mercado de pecuária. O motivo foi a realização da décima edição do tradicional Encontro de Analistas, organizado pela Scot Consultoria, de Bebedouro (SP). Com 9 convidados, dois painéis de discussão, cinco horas de conteúdo, um público presencial de 100 participantes – além de 100 virtuais – puderam passar pelos principais acontecimentos de 2020 e as perspectivas para 2021.

Tudo indica que  os bons ventos podem soprar o ano que vem para a pecuária novamente, se depender da fome chinesa, segundo Marcos Jank, professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do centro Insper Agro Global.

Continue depois da publicidade

“A China vai precisar de mais carne este ano e ano que vem também, especialmente de carne bovina”, diz Jank.

Ele foi um dos analistas convidados, assim como o agrônomo Alexandre Mendonça de Barros, sócio da consultoria MB Agro, que também prevê um horizonte positivo para a pecuária brasileira.

“Em 2020, a pecuária viveu o momento espetacular e o mesmo deve se repetir em 2021 e seguir até 2022”, diz Barros.

Continue depois da publicidade

 

Para ele, a demanda de carne por parte da China pode se manter aquecida por que há fortes indícios de baixa oferta de proteína animal, apesar dos esforços do país em recompor seu rebanho de suínos.

“Importante destacar a recuperação rápida da China, perante a Covid-19, e também da peste suína africana, que foi avassaladora e teve impacto muito maior que o novo coronavírus no mercado de carnes. Ninguém imaginava que a China perderia 40% de seu rebanho”, afirma Barros.

O evento encerrou com o painel de custos para o próximo ano, que deve ter tendência para alta, por conta da valorização de grãos e do bezerro. O painel foi mediado por Alcides Torres, diretor da Scot Consultoria e entre os debatedores estavam: Francisco Turra (ABPA), Hyberville Neto (Scot Consultoria), Leandro Bovo (Radar Investimentos), Marcio Rezende Evaristo Carlos (Mapa) e Rafael Ribeiro (Scot Consultoria). O Encontro de Analistas tem como mídia parceira o Portal DBOCom informações da Ascom/Scot Consultoria

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Leilões em destaque

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo