O departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam no Salão de Convenções da Universidade, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o “1º Simpósio Internacional sobre o Uso de Leguminosas em Pastagem” (Simpleg).
“O Simpleg representa um marco importante na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a pecuária nacional. A colaboração entre instituições de renome impulsiona o avanço tecnológico e científico em um setor crucial para o desenvolvimento do país”, enfatiza Daniel Lambertucci, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Acre.
O evento tem o objetivo de ser uma plataforma para discussão e aprendizado, reunindo pesquisadores e especialistas, tanto do Brasil quanto do exterior, para explorar e compartilhar práticas inovadoras relacionadas ao uso do amendoim forrageiro (Arachis pintoi) na pecuária moderna.
Continue depois da publicidade
VEJA TAMBÉM | Embrapa: nova cultivar de amendoim forrageiro estará presente na AgroBrasília
Reconhecido por sua capacidade de enriquecer o solo, aumentar a produção de forragem, melhorar a nutrição animal e diminuir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), o amendoim forrageiro emerge como uma solução crucial para impulsionar a sustentabilidade e a produtividade no setor pecuário.
Com uma programação repleta de 12 palestras informativas e um Dia de Campo, o simpósio busca reunir profissionais, estudantes e produtores de diversas regiões do país para aprofundar a compreensão e a adoção prática do amendoim forrageiro no consórcio de pastagens.
A Embrapa Acre desenvolveu duas cultivares de amendoim forrageiro: a BRS Mandobi, que pode ser propagada por sementes também, e a BRS Oquira, propagada por mudas.
SAIBA MAIS | Embrapa lança edital para produtores interessados em produzir mudas de amendoim forrageiro
O objetivo é viabilizar uma pecuária a pasto mais sustentável. A BRS Oquira pode ser cultivada nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. O esforço é fruto do resultado de quinze anos de estudos da Embrapa, no âmbito do Programa de Melhoramento Genético do Amendoim Forrageiro.
Continue depois da publicidade
As cultivares ainda apresentam alta capacidade para associação duradoura com gramíneas, semelhante à do trevo-branco, a qual é a leguminosa mais usada no mundo para formação de pastos consorciados.
Os interessados podem realizar as inscrições e obter mais detalhes sobre o simpósio no site oficial (clique AQUI). Para mais informações, entre em contato em simpleg@ufla.br.