SP: treinamento no IZ capacita veterinários para o diagnóstico de doenças na bovinocultura

O evento foi uma ação conjunta entre unidades da Secretaria da Agricultura, como IZ, Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e Instituto Biológico (IB-APTA)

Continue depois da publicidade

Realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro no Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o “Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle de Brucelose e Tuberculose Animal e de Noções em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis” possibilitou a capacitação e habilitação de médicos veterinários junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para realizar o diagnóstico de brucelose e tuberculose em bovinos, atendendo as normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT/MAPA).

Este é um evento de relevância para o Estado e para o Brasil, considerando que, para atuar junto ao programa de certificação de propriedades livres destas enfermidades, somente estão aptos os profissionais habilitados em cursos de treinamento previamente reconhecidos pelo Mapa.


Por se tratarem de doenças que causam prejuízos à saúde de bovinos e impacto econômico nas respectivas cadeias produtivas, o Mapa criou, em 2001, o PNCEBT.

De acordo com o pesquisador e diretor do CPD Bovinos Leiteiros do IZ, Luiz Carlos Roma Junior, que organizou o evento, o treinamento contribui com o avanço do programa, observando que houve representação de médicos veterinários de São Paulo e de outros estados.

VEJA TAMBÉM | Aftosa: Goiás realiza estudo soroepidemiológico para comprovar ausência de vírus

O evento foi uma ação conjunta entre unidades da Secretaria da Agricultura, como IZ, Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e Instituto Biológico (IB-APTA), contando com a participação de palestrantes destas unidades na apresentação dos conteúdos teóricos e práticos.

Foto: Divulgação

Vera Cláudia Magalhães, pesquisadora do IB, iniciou o treinamento com a apresentação do PNCEBT. A pesquisadora também foi responsável, junto com outros técnicos e pesquisadores, por ministrar aulas práticas que foram essenciais na capacitação dos participantes, como coleta de sangue e tuberculinização, prática de brucelose (diagnóstico laboratorial) e leitura da tuberculinização.

Especialistas da CDA contribuíram com diversos temas relacionados ao curso. Conceitos sobre tuberculose bovina e bubalina foram apresentados por Hugo Leonardo Riani Costa e Rodrigo de Souza Ferreira.

SAIBA MAIS | MT: Indea passa a receber atestado de vacinação de brucelose pela internet

Já Rodrigo Marini abordou o tema “Propriedades dos testes de diagnóstico e sua aplicação em função da situação epidemiológica (estratégias de diagnóstico e controle)”. Conhecimentos teóricos e práticos sobre Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis foram transmitidos por Helder Esteves Thomé, enquanto as normas e procedimentos do PNCEBT foram apresentadas e discutidas por Rodrigo de Souza Ferreira e Klaus Saldanha Hellwig.

Para o pesquisador Luiz Roma Jr., o evento superou as expectativas. “Foi muito bom ter a realização do curso nas dependências do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bovinos Leiteiros do IZ, contribuindo com a missão de desenvolver e transferir conhecimento. Em breve divulgaremos o 2° treinamento, previsto para 3 a 7 de julho, devido à grande demanda e dada a importância do mesmo”, finaliza.

Fonte: Ascom IZ / Governo de SP

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: