O Índice de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), calculado pelo Instituto de Economia Agrícola do Estado (IEA) registrou queda de 0,14% em abril na comparação com o mês anterior, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira, dia 22 de maio. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 19,06%.
+Preço pago ao produtor do MS cai 1,48% em abril
Continue depois da publicidade
O recuo foi puxado pela desvalorização dos preços pagos por produtos de origem vegetal, que apresentaram média 3,31% menor em abril. Já os produtos de origem animal registraram valorização de 4,01% no mesmo período. No acumulado de 12 meses, os indicadores setoriais acumulam alta de 16,2% e 24,64%, respectivamente.
” Destaca-se que, após um pico de altas no final do mês de março, IqPR e IqPR-V apresentaram um arrefecimento que culminou em suas quedas no mês de abril”, explica a instituição em nota. Entre as principais quedas, destacam-se os menores preços pago ao produtor de feijão (-29,51%), batata (-22,03%), seguidos pela desvalorização da banana nanica (-8%).
Entre os produtos de origem animal, todos apresentaram valorização ao longo do último mês. O valor pago ao produtor de carne de frango liderou a alta do setor, com valorização de 9,16% em abril e de 60,57% nos últimos 12 meses. Segundo o IEA, os preços foram impulsionados queda da oferta no mercado interno após o aumento das exportações.
“Mesmo com a estabilização dos fluxos dos embarques das exportações do produto, o disponível para o mercado interno se apresentou aquém do necessário para manutenção dos preços, que cresceram mais de 25% desde o final de janeiro”, observa a instituição em nota na qual destaca também a queda nos preços de insumos usados na atividade.
Continue depois da publicidade
“Análises preliminares indicam melhoras sucessivas na rentabilidade do setor [de carne de frango]. Possíveis reajustes nas exportações com a expansão das compras direcionadas pelo mercado indiano interferirão mais ainda no peso da correlação oferta e procura para a definição dos preços ao mercado interno”, observam os pesquisadores.
O preço pago ao produtor de carne bovina, por sua vez, registrou alta de 2,62% no último mês, com valorização de 8,36% nos últimos 12 meses. O preço pago ao produtor de suíno avançou 1,77% em abril, com alta de 40,88% nos últimos 12 meses.