Apresentado Por:

PIB Agro acumula resultado negativo no 1º trimestre

Agricultura teve retração de 0,16%, enquanto a pecuária registrou alta marginal de 0,04%
Compartilhe:

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio registrou queda de 0,11% no primeiro trimestre deste ano, segundo cáclculo divulgado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A retração, explica as duas instituições em nota, foi puxada pelo resultado negativo de 2,18% na atividade primária, apesar da variação positiva nos outros elos da cadeia produtiva do agro. No trimestre, a agricultura teve retração de 0,16%, enquanto a pecuária registrou alta marginal de 0,04%, puxada pelos segmentos de insumos (2,14%) e produção primária (2,29%).

O levantamento aponta que o setor de insumos teve o melhor desempenho dentro da cadeia do agronegócio no primeiro trimestre, de 3,45%. Na agricultura, a alta foi de 4,05%, impulsionada pela alta no preço dos fertilizantes, e pela maior produção de defensivos. Na pecuária, a alta do setor foi puxada pelos preços das rações.

Na produção primária, a CNA e o Cepea destacam que, apesar de os preços subirem, a elevação dos custos de produção tem reduzido a rentabilidade no agronegócio.

 

Gostou? Compartilhe:

Mais Lidas

1.

Encontre aqui a consultoria ideal para sua fazenda

Vídeos em destaque

Mais Lidas

Colunistas