Pecuária de corte: RS recebe missão da Coreia do Sul

A missão visa a abertura de mercado coreano para a carne bovina brasileira

Continue depois da publicidade

O Rio Grande do Sul recebeu, desde a última semana, uma missão da Coreia do Sul que veio conhecer e avaliar os processos de produção, abate e controle sanitário de bovinos, visando a abertura de mercado coreano para a carne bovina brasileira.

A comitiva do país asiático, com profissionais da área técnica do serviço veterinário, foi recebida pelas chefias do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi).


Foto: Divulgação / Seapi

A equipe estrangeira chegou ao estado gaúcho na sexta-feira (10/11) e se deslocou para o município de São Gabriel onde visitou uma propriedade rural e avaliaram questões como o controle de movimentação de bovinos, as obrigações legais dos produtores, além da gestão do uso de fármacos no rebanho.

Na segunda-feira (13/11) a comitiva permaneceu em São Gabriel, onde visitou um frigorífico da cidade para avaliar os controles dos serviços de inspeção federal e do próprio estabelecimento.

O diretor-adjunto do DDA, Francisco Lopes, que acompanhou a missão ao lado da diretora do Departamento, Rosane Collares, acredita que os profissionais coreanos gostaram do trabalho que é desenvolvido pelo Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS).

VEJA TAMBÉM | Fávaro: Coreia do Sul fará auditoria na produção de bovinos e suínos do Brasil

“Na Coreia do Sul já existe um controle de rastreabilidade individual bovina e eles vieram conferir como o Brasil faz esse controle. Tanto o Paraná como o Rio Grande do Sul não possuem um controle individualmente, mas sim de rebanho. Gostaram do que viram aqui implantado, mas essa pode ser uma premissa para a aquisição da carne brasileira”, afirma.

Lopes também destaca que as expectativas são positivas e aguardam a possibilidade de abertura de novos mercados para a proteína animal.

“Mostramos a excelência do serviço veterinário gaúcho e ressaltamos o status de zona livre de aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal em 2021 que é consequência da excelência das medidas sanitárias no Estado”, destaca.

A visita, que é organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), também passou pelos estados do Paraná e de Santa Catarina com o mesmo objetivo de verificar o sistema de controle sanitário da pecuária brasileira.

A missão coreana encerrou nesta terça-feira (14/11) em Porto Alegre com uma reunião entre técnicos do Mapa, da Coreia do Sul e dos Estados participantes.

Fonte: Ascom Seapi

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo