Depois de lançar FerAppease, um análogo sintético à substância apaziguadora materna, para suínos, a Ourofino Saúde Animal traz para o mercado brasileiro com exclusividade outra novidade: FerAppease para bovinos. A substância é específica para cada espécie e por isso os produtos aparecem em versões distintas no mercado.
De acordo com a empresa, FerAppease pode ser utilizado em diversos momentos ao longo de todo o ciclo de vida dos bovinos, como no parto, tanto para as vacas como para os bezerros; na desmama, evitando o estresse da separação das mães; em quaisquer situações de transporte, ou mesmo na entrada de confinamentos.
“Estudos realizados com FerAppease mostram que a utilização do produto reduz os níveis de cortisol, resultando na manutenção da hidratação e das reservas energéticas, reduzindo inflamações, aumentando o consumo de matéria seca, além de reduzir taxas de morbidade e de mortalidade, resultando em ganho produtivo refletido no bolso do produtor. São inúmeros benefícios que FerAppease apresenta para o mercado, representando conforto para os animais e produtividade garantida”, comenta, em nota, Ivan Fernandes, diretor da unidade de negócios de Bovinos e Equinos na Ourofino Saúde Animal.
Continue depois da publicidade
Em estudos realizados com o produto para bovinos de leite foi constatada a redução de cortisol de 5,34 pg/mg para 4,79 com o uso do produto. A incidência de diarreia baixou para 58,6% com o uso de FerAppease frente 70,8% sem o uso do produto.
FerAppease demonstra excelentes resultados também com a redução da mortalidade de bezerros de 7,8% para 2,4% nas propriedades analisadas. Já o ganho de peso das bezerras passou de 126 kg para 131 kg em comparação dos animais que utilizaram a novidade versus o grupo controle.
Quando se considera o segmento de bovinos de corte, os estudos mostram efeitos significativos na redução de 30% do cortisol após manejo intenso, redução de 21% nas pneumonias causadas por Mycoplasma, redução de 83% na mortalidade por pneumonia.
Já o aumento de peso vivo de animais, informa a empresa, foi de 61% e a taxa de cura de doenças respiratórias bovinas melhorou 50% apenas com um tratamento com antibiótico.
Continue depois da publicidade
“FerAppease oferece versatilidade para as propriedades rurais. Sem carência e sem contraindicação, o produto será comercializado em frascos de 300 ml e de 4 litros. Com concentração de 10% de ativo e dosagem de 10 ml por animal, a aplicação é simples, em duas regiões: 5 ml no chanfro, perto do focinho dos animais, e 5 ml na nuca”, explica Bruno Freitas, gerente de marketing na Unidade de Negócios de Bovinos e Equinos da Ourofino.
“A vinda desse produto para o portfólio complementa os protocolos de entrada de confinamento, além de permitir versatilidade quando utilizado em fazendas de leite e nos sistemas de cria de corte. Seus benefícios técnicos são incomparáveis, representando uma das mais importantes inovações dos últimos tempos”, complementa Ingo Mello, do Departamento Técnico da Unidade de Negócios de Bovinos e Equinos da Ourofino.