No início do mês, o engenheiro agrônomo Alberto Pessina, CEO da Agromove, disse à repórter Juliana Camargo, em Mercado Pecuário, que, necessariamente, preços mais remuneradores praticados na bovinocultura de corte só virão a partir de uma redução da oferta de animais terminados, no caso, estimada em pelo menos 16%.
OUÇA os comentários de Alberto Pessina
Diante desse ciclo de baixa, algumas cartas são necessárias observar sobre a mesa do jogo. Ocorre que já há uma reação no mercado futuro, observada mais incisivamente no início desse setembro, mesmo que longe de garantir fôlego aos custos de produção e lucratividade.
Continue depois da publicidade
Então, embora “difícil de pensar nessa redução de oferta, quando se tem muitas contas a pagar, é possível”. É o que sinaliza Oswaldo Furlan Júnior, presidente da Associação Grupo Pecuária Brasil (GPB), que lidera uma parte dos produtores de carne bovina.
OUÇA os comentários de Oswaldo Furlan Júnior
O pecuarista eficiente está entre a cruz e a espada com consumo interno fraco e importadores mais reticentes ou ardilosos. Hoje a produção mais representativa da carne vermelha (60%) envolve algum nível de tecnificação, o que se pode traduzir por maior produtividade.
Continue depois da publicidade
Com esse quadro de desova da produção, também a operação dos confinamentos está ameaçada. Contas estão sendo feitas, já há prejuízos estabelecidos e o final de ano se aproxima. É o que salienta Francisco Manzi, diretor técnico da Associação de Criadores do Mato Grosso (Acrimat).
OUÇA os comentários de Francisco Manzi
E Furlan associa a reação ainda tímida do valor da arroba do boi gordo, observada nesse início de setembro, a uma maior organização por parte dos pecuaristas, em todo o país.
Para ele, uma melhor percepção de mercado incentiva cada um fazer sua parte e colocar freio na hora de vender animais prontos. “Sai da fazenda apenas o necessário”.
Mercado Pecuário | Reduzir a entrega de animais terminados pode ajudar a melhorar o preço da arroba; vídeo
OUÇA MAIS
Cinco dicas para a melhor transição seca-chuvas
Na gôndola de capim está o que você precisa
O melhor capim é aquele que a fazenda já tem; confira 5 passos para escolher
ILP e ‘boi safrinha’ apoiam pecuária em ciclo de baixa
Seis ações para diminuir prejuízos na desmama
Seis alvos de atenção para sobreviver ao ciclo de baixa da pecuária
Colocando o ‘boi-China’ no seu devido lugar
Pecuária de corte: principais erros cometidos na seca começaram nas águas
Se vai terminar, fique atento às fontes de proteína na sua região
Confinando no menor intervalo de tempo possível
Sete passos para a promoção do melhoramento animal