OUÇA 🎧 | Estimativa da Agroconsult na colheita de soja cai para 125,8 milhões de toneladas

Se o número for confirmado, seriam 18 milhões de toneladas a menos desde o primeiro prognóstico feito pela consultoria em setembro do ano passado

Continue depois da publicidade

A consultoria Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, divulgou nessa terça-feira (15/2), a primeira revisão dos números da colheita de soja no País desde o início da expedição no início de janeiro deste ano.

A produção estimada anteriormente de 134,2 milhões de toneladas, agora, é prevista chegar a 125,8 milhões de toneladas, 8,4 milhões de toneladas menos.


A quebra de produção da soja é fundamentada após a constatação de prejuízos causados pela estiagem em lavouras nos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

SAIBA MAIS | Sobe para 257 mil o número de propriedades atingidas pela estiagem no RS

A diferença entre a projeção atual comparada ao seu potencial, estimado pela Agroconsult em setembro do ano passado, já ultrapassa 18 milhões de toneladas.

Foto: Divulgação/Agroconsult

“Os reflexos de uma queda de safra, que estamos vendo, que supera 18 milhões de toneladas, e quando se compara com o potencial de produção dessa safra, está relacionado intimamente ao mercado. A primeira consequência é a redução de nossos estoques, que já eram muito baixos”, explica o engenheiro agrônomo André Debastiani, sócio da Agroconsult e coordenador do Rally da Safra.

Para ele, volumes baixos de produção de soja vão refletir em menos soja esmagada este ano, o que consequentemente reduzirá a oferta de farelo de soja, um dos principais componentes da formulação de ração de bovinos em confinamento.

OUÇA 🎧 a avaliação de André Debastiani, da Agroconsult

Boa produção ao norte

Se a porção sul do País não foi favorável à soja, o mesmo não se pode dizer na porção norte, especialmente na região do Cerrado, em Mato Grosso e Goiás.

A estimativa de produção aumentou 1,6 milhão de toneladas desde o início do Rally nestes dois Estados.

Considerando a estimativa de produção nacional numa área plantada de 40,5 milhões de hectares (+4,1%), a produtividade média desta safra é projetada no momento em 51,7 sacas por hectare (-12,7%) – a mais baixa desde a temporada 2015/2016.

“É importante considerar que esses números podem mudar até o fim da safra. A safra no Sul ainda precisa de chuva até meados de março, caso contrário os resultados podem piorar – por outro lado a produtividade pode surpreender positivamente nas áreas mais tardias do Centro-Oeste e Matobipa”, avalia Debastiani.

Milho

As perspectivas para a segunda safra de milho são positivas, em função do bom calendário de plantio no Centro Oeste.

Ressalta-se, porém, a contínua preocupação com as previsões de falta de chuva no Paraná e Mato Grosso do Sul em abril, período crítico de definição das produtividades.

A projeção para esta temporada é de área plantada 7% maior do que na safra anterior, chegando a 15,7 milhões de hectares.

Segundo Debastiani, a expansão poderia ser ainda maior, não fossem os gargalos na oferta de insumos. A estimativa de produção é de 92,2 milhões de toneladas, 51,3% acima da safra passada.

VEJA TAMBÉM | Mercado Pecuário | Desempenho do milho safrinha pode favorecer os confinadores no 2º semestre, avalia consultor; vídeo

A avaliação desses números deve começar em 15 de maio, com seis equipes do Rally que deverão passar pelas porções oeste e médio-norte de Mato Grosso.

Outras duas avaliarão lavouras no sudeste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e na região sudoeste de Goiás.

As últimas equipes visitarão áreas no sul de Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná. Ao todo deverão ser percorridos cerca de 80 mil quilômetros no Rally da Safra deste ano, passando por 11 Estados.

CLIQUE AQUI e acompanhe o trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo