O abate de bovinos em Mato Grosso foi 16% maior em novembro deste ano em comparação com outubro, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em relatório.
O número total de gado abatido alcançou no mês passado 448,19 mil cabeças.
Continue depois da publicidade
Segundo o instituto, o avanço foi ocasionado pela maior oferta de bovinos confinados no Estado, ao contrário do que se previu após a suspensão das exportações de carne bovina para a China.
Em novembro, conta o Imea, “houve muitos relatos de produtores retendo seus animais no pasto, principalmente no início do mês, em que a arroba esteve em baixos patamares”.
A queda foi justamente devido ao corte na demanda chinesa.
VEJA TAMBÉM | Exportações totais de carne bovina caíram 47% em novembro, diz Abrafrigo
Continue depois da publicidade
A categoria de bovinos entre 12 e 24 meses foi a que teve maior avanço no total de abates em novembro, subindo 30% ante outubro.
“Vale destacar que este aumento não é algo pontual, mas uma mudança de mercado já estruturada no Estado”, diz o Imea. “No acumulado de janeiro a novembro de 2021, essas categorias corresponderam a 26% do total abatido, enquanto 48% foram de animais entre 24 e 36 meses.”
Algodão – O Imea reafirmou na terceira estimativa para a safra de algodão 2021/22 em Mato Grosso área de 1,10 milhão de hectares, 14,7% superior à da safra 20/21. O plantio começa nos próximos meses.
“Com o fim da semeadura antecipada da soja nesta safra, o otimismo quanto a janela ideal do algodão segunda safra tem se confirmado. A perspectiva de um maior porcentual de áreas semeadas dentro do período ideal do Estado pode se refletir na diminuição dos riscos quanto a produtividade aguardada e, com o preço da pluma futura atrativa neste período, a decisão do produtor em cultivar mais algodão nesta temporada ficou favorável”, disse o Imea em nota.
A produção é estimada em 4,77 milhões de toneladas de algodão em caroço e 1,96 milhão de toneladas de pluma.