A pecuária brasileira perdeu, na tarde desta quarta-feira, 10 de maio, um dos seus grandes nomes e militante. Ovídio Carlos de Brito tinha 76 anos e liderava o Grupo OB, instituição com mais de 70 anos de jornada. Foi um dos grandes impulsionadores do Nelore, variedade mocha, inclusive cedendo seu rebanho para inúmeras pesquisas inovadoras, como a genômica, por exemplo.
Em depoimento, Cláudio Ulhôa Magnabosco, pesquisador da Embrapa Cerrados e da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), destacou:
Continue depois da publicidade
“Tive o privilégio de conviver por mais de 30 anos com Ovídio Carlos e toda a família Brito. Buscando sempre inovar e estar à frente de seu tempo, Ovídio Carlos de Brito, titular da Marca OB, sempre apoiou e investiu em pesquisas que contribuíram muito para a pecuária nacional”.
Para citar apenas alguns exemplos, ele foi pioneiro nas coletas de informações por ultrassonografia para a qualidade da carcaça, viabilizando assim a confecção das primeiras DEPs pela ANCP.
Além disso, contribuiu para a avaliação da qualidade da carne em bovinos Nelore e Brahman, realizando estudos pioneiros sobre a maciez da carne em colaboração com a Embrapa Cerrados, Universidade da Califórnia e ANCP, relacionando-a às linhagens da raça Nelore.
Também realizou pesquisas sobre o caráter Mocho em bovinos Nelore, em colaboração com a ANCP, além de desenvolver métodos para estimar o peso ao nascer por meio de fitas de medida direta, entre outras inúmeras inovações.
Continue depois da publicidade
Na militância pela pecuária seletiva, presidiu a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), onde deixou vários programas de fomento. Entre eles, encontra-se papel decisivo no lançamento da “Revista Nelore”, publicação com mais de 30 anos de veiculação.
Em nota, o Grupo OB registrou:
“A todos aqueles que tiveram oportunidade única e abençoada de conviver com sr. Ovídio ao longo de sua trajetória, que fique como legado o seu entusiasmo e dedicação para o desenvolvimento da pecuária nacional, através do seu olhar diferenciado, das sábias palavras, da humildade e perseverança de sempre buscar conhecimento e excelência na sua atividade e sua convicção de que, sempre juntos, somos mais fortes”.
O velório acontecerá entre 8 e 11 horas dessa quinta-feira, dia 8, no Memorial Parque Paulista: Rua Suécia, 56, em Embu das Artes, cidade da Grande São Paulo. O sepultamento acontecerá na sequência.