O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e a Liga do Araguaia promovem o “1º Dia de Campo do Projeto Araguaia Sustentável”, que acontecerá no próximo sábado, 04 de fevereiro, em Nova Xavantina (MT). A inscrição é gratuita e pode ser feita AQUI; o evento também será transmitido em www.youtube.com/@Imaflora .
O evento é uma das atividades previstas pelo projeto Araguaia Sustentável, idealizado para somar experiência e conhecimentos técnicos aplicados à atividade agropecuária.
O objetivo do encontro é dar aos participantes a oportunidade de ouvir especialistas em temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, conhecer e conversar com outros produtores do ramo.
Continue depois da publicidade
O projeto Araguaia Sustentável foi lançado em 2022 e privilegia a propagação do conhecimento. A parceria busca viabilizar a articulação e disseminação de práticas de pecuária sustentável e de baixo carbono para pequenos e médios produtores do Vale do Araguaia.
“O 1º Dia de Campo é importante porque contribui com a difusão do que é a pecuária sustentável e de boas práticas a todos que atuam na cadeia produtiva. Essa é também uma das atribuições do projeto Araguaia Sustentável. É uma oportunidade de os participantes trocarem ideias, aprimorarem técnicas e ampliarem a rede de contatos com outros profissionais do setor”, afirma o consultor de projetos do Imaflora, Marcelo Carpintero. “A programação do evento prevê palestras sobre temas que estão alinhados às implantações de boas práticas, seus ganhos de produtividade e, também ganhos financeiros, da pecuária sustentável”, completa o representante do Imaflora.
A programação reunirá:
Lygia Pimentel – Médica Veterinária, Economista e fundadora da Agrifatto, falará sobre o Mercado da Pecuária.
Continue depois da publicidade
Rodrigo Patussi – Zootecnista, coordenador de projetos na Terra Desenvolvimento Agropecuário, será o mediador do evento.
Braz Peres Neto – Proprietário da Agropecuária Sucuri e Presidente da Liga do Araguaia, fará a abertura falando sobre a Liga do Araguaia e os planos para 2023.
Marcelo Carpintero – Economista, atua em desenvolvimento sustentável. Apresentará o Imaflora e o Projeto Araguaia Sustentável.
Caio Penido – Vice-Presidente da Liga do Araguaia e Presidente do IMAC, falará sobre a legislação da carne.
Dr. Paulo Emílio Prohnamm – Médico Veterinário, mestre e doutor em produção animal, é vice-presidente da Cooperativa Maria Macia e apresentará seu Case de Sucesso.
Rodrigo Albuquerque – Médico Veterinário e editor do Blog e podcast “Notícias do Front”. Falará sobre alternativas de comercialização de boi gordo.
VEJA TAMBÉM | Lucro na pecuária será debatido durante a 11ª edição do ‘Acrimat em Ação’
Este dia marca também a realização do 13º Dia de Campo da Liga do Araguaia. A atuação da Liga do Araguaia tem foco em 11 municípios mato-grossenses: Cocalinho, Araguaiana, Nova Nazaré, Riberão Cascalheira, Água Boa, Querência, Nova Xavantina, Canarana, Pontal do Araguaia, Torixoréu e Barra do Garças.
Juntas, as cidades somam cerca de 3,84 milhões de hectares de pastagens que comportam um rebanho bovino de 2,9 milhões de cabeças, com uma população total estimada de 164 mil pessoas.
Fonte: Ascom Imaflora