Os maiores especialistas nacionais e internacionais da área vão se reunir em dezembro para celebrar os 30+1 anos do Grupo ETCO, da Unesp de Jaboticabal (SP) e coordenado pelo professor Mateus Paranhos da Costa.
O “Simpósio Internacional Bem-Estar Animal Como Valor Agregado nas Cadeias Produtivas da Pecuária” será realizado de 13 a 16 de dezembro, no campus da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV).
Com mais de 50 palestrantes, o evento tem como eixo principal “Bem-estar dos animais de produção – onde estamos e para onde vamos?”
Continue depois da publicidade
“Esse evento marca os 31 anos de atuação do Grupo ETCO da Unesp de Jaboticabal e na programação buscamos reunir referências em bem-estar animal que de alguma forma participaram de nossos projetos e continuam sua atuação na área, sempre trazendo uma visão da pesquisa e também aplicada do tema”, afirma Paranhos da Costa.
Donald Broom, da Universidade de Cambridge (Reino Unido) abre o evento técnico abordando o tema “Consequências de ‘Uma Biologia’, senciência e sustentabilidade”. Dentre outras citações, Broom é a principal referência para a definição do tema bem-estar animal. É dele o estudo que define “bem-estar animal como o estado de um indivíduo em relação às suas tentativas de se adaptar ao ambiente em que vive”.
Logo na sequência será vez de Linda Keeling, da Universidade Sueca de Ciências Agrárias, de Uppsala. Ela irá abordar o tema “Bem-estar animal e os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU”.
A uruguaia Stela Maris Huertas, da Universidade de La República, irá abordar o tema bem-estar animal na América Latina. Na sequência Daiana de Oliveira, também da Suécia, fala sobre as iniciativas europeias para o futuro da sustentabilidade e bem-estar animal.
Continue depois da publicidade
O evento contará ainda no dia 13, com duas apresentações de referências do Canadá: Luigi Faucitano, Agriculture and Agri-Food Canada, Lennoxville e Karen Schwartzkopf-Genswein, Agriculture and Agri-Food Canada, Lethbridge.
O evento que celebra os 31 anos do Grupo ETCO, contará com mais estrelas ainda em seu primeiro dia. Charlotte Berg, da Suécia; Valentina Montoya Urrea, da Colombia e o professor brasileiro Celso Funcia Lemme.
No segundo dia, 14 de dezembro, com participação outros 15 palestrantes, os temas variam entre cases da Argentina, novas metodologias de estudo, desafios do transporte e questões relacionadas a interação homem e animal.
O ponto alto será a apresentação que trata da co-existência do gado e da vida selvagem, com o professor sueco Jens Jung, da Universidade de Ciências Agrárias da Suecia, de Skara. No fim do dia, uma mesa redonda irá abordar o bem-estar animal e as relações com os negócios e a sociedade, com representantes da indústria frigorífica, indústria de equipamentos, jornalistas e pesquisadores de bem-estar animal.
No dia 15 de dezembro, o evento vai trazer detalhes das cadeias produtivas com pesquisadores de todo o mundo. As apresentações serão divididas com foco nas principais cadeias produtivas da pecuária brasileira, bovinos leiteiros, bovinos de corte, aves e suínos.
Já na manhã do dia 16, será a vez de 12 produtores brasileiros das cinco regiões do Brasil e de cadeias produtivas diferentes apresentarem sua experiências e resultados com a aplicação das boas práticas de bem-estar animal na criação e manejo de seus animais.
Confira a programação completa e como se inscrever neste link.
Fonte: Ascom Grupo ETCO