No início do mês o escoamento de carne bovina no mercado atacadista brasileiro mostrou-se firme, o que indica que a demanda está absorvendo a oferta disponível, relata a Agrifatto. “Com a maior oferta de animais a termo, os frigoríficos até conseguem manter as escalas de abate confortáveis, no entanto, os preços do boi gordo seguem avançando”, acrescenta a consultoria.
Neste cenário, a média nacional das escalas de abate encerrou a semana em 10 dias úteis, depois de um longo período estável, avançando um dia útil em relação à semana anterior.
Continue depois da publicidade
Veja abaixo o comportamento semanal das escalas em algumas das principais regiões pecuárias do País, conforme levantamento da Agrifatto
Rondônia – Destaque desta semana, pois foi o único Estado a apresentar recuo nas escalas de abate, de 1 dia útil sobre a semana anterior. Com isso, as programações de abate ficaram em 13 dias úteis, mesmo patamar observado em 01/08/24.
Goiás — Apresentou um avanço de 1 dia útil em relação à semana passada, fechando suas escalas em 8 dias úteis.
Paraná — Registrou acréscimo de 1 dia útil em suas programações de abate, resultando em 8 dias úteis de escalas.
Mato Grosso do Sul — Também registrou avanço de 1 dia útil em suas escalas, fechando a semana com 8 dias úteis de escalas já programadas.
Continue depois da publicidade
Minas Gerais — Apontou um aumento de 1 dia útil, encerrando a semana com suas programações de abate atendendo a 9 dias úteis.
Pará — Apresentou avanço de 1 dia útil entre as semanas, com suas programações atendendo 12 dias úteis.
Observação: O Portal DBO não recebeu os dados das programações referentes ao Estado de São Paulo, normalmente disponíveis na lista semanal da consultoria.
Mercado Pecuário
Quer mais análises sobre o mercado do boi gordo? Acompanhe o programa Mercado Pecuário, toda quarta-feira no DBO Play. Apesentado pela jornalista Juliana Camargo, o programa é uma referência para o pecuarista que quer se manter atualizado sobre os principais assuntos que cercam o setor.