As vendas de máquinas agrícolas, entre tratores e colheitadeiras, caíram 13,9% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. No total, 3,5 mil unidades foram entregues a produtores rurais no primeiro mês do ano, o que representa uma queda expressiva de 43% no comparativo com dezembro.
O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 2, pela Fenabrave, associação que, além das concessionárias de automóveis, representa revendedores de equipamentos usados no campo.
Continue depois da publicidade
VEJA TAMBÉM | PIB da agropecuária sobe 0,3% no 4º trimestre ante 3º trimestre de 2022
Ao contrário das vendas de carros, que podem ser atualizadas diariamente com base nos licenciamentos diários de veículos, os números de máquinas agrícolas precisam ser levantados pela Fenabrave com os fabricantes. Por isso, as estatísticas têm defasagem de um mês em relação ao balanço das vendas de automóveis, divulgados hoje pela associação com dados já relativos a fevereiro.
O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, atribuiu o resultado de janeiro a um “ajuste de mercado” após o forte desempenho do segmento no ano passado.
Ele diz ainda que os produtores rurais estão adiando investimentos em razão dos juros mais altos.