Os embarques brasileiros de carne bovina in natura alcançaram 68,8 mil toneladas nos oito primeiros dias úteis de novembro/22 (acumulado das duas semanas), com faturamento de US$ 368,5 milhões, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
No período analisado de 8 dias úteis, o volume médio diário das exportações foi de 8,61 mil toneladas, queda de 13,25% sobre a média diária de outubro/22 e alta de 102% ante a média observada em novembro/21.
“O volume e o faturamento médios diários foram 102% e 118,6% maiores em relação ao resultado registrado em novembro/21, quando o desempenho das exportações de carne bovina brasileira foi fortemente impactado negativamente pelos casos atípicos de “mal da vaca louca” no Brasil (em Minas Gerais e no Mato Grosso)”, compara a Scot Consultoria.
Na avaliação dos analistas de mercado, o recuo nos envios externos de carne bovina ao longo deste início de novembro já era esperado, diante das notícias sobre as disputas comerciais envolvendo os importadores da China, que têm forçado a redução nos preços da commodity brasileira, espremendo as margens das indústrias exportadoras brasileiras.
VEJA TAMBÉM | Secex: média diária exportada de carne bovina em novembro é 101% maior
No entanto, dizem os analistas, um novo recorde mensal histórico (para o mês de novembro) não é descartado.
No ritmo atual dos embarques, apostam as consultorias, os frigoríficos brasileiros devem exportar algo em torno de 170 mil toneladas do produto in natura durante o período cheio de novembro/22.
No ano passado, o mês de novembro encerrou com 81,1 mil toneladas exportadas, sentindo os reflexos do embargo chinês naquele período.




