O governo americano anunciou ontem que enviará uma equipe técnica do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA para auditar o sistema de inspeção de carne bovina brasileiro. A visita, contudo, ainda não tem data para ocorrer. O agendamento está condicionado à apresentação, pelo governo brasileiro, da sua documentação de segurança alimentar.
+EUA vão informar em três dias quando virão ao Brasil inspecionar frigoríficos
+Agropecuária é alvo de impasse entre EUA e Brasil
+Ministra quer retomar exportação de carne para os EUA este ano
Continue depois da publicidade
A medida é mais um passo no processo de reabertura do mercado americano após seu fechamento em junho de 2017 devido a problemas com abcesso vacinal. Durante a negociação, o governo brasileiro comprometeu-se a criar uma cota tarifária permitindo a importação de 750 mil toneladas anuais de trigo americano com tarifa zero.
A criação da cota da cota tarifária foi comemorada pelo secretário de agricultura dos EUA, Sonny Perdue. De acordo com ele, os produtores americanos estavam “ansiosos por grandes exportações de trigo dos EUA”. Segundo o secretário, há “mais por vir, à medida que fortalecermos o relacionamento bilateral com o Brasil”.