A Declaração Anual de Rebanho no Rio Grande do Sul em 2022 deverá ser feita entre os meses de junho e outubro.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) está elaborando, junto com a Procergs, um sistema on-line para a declaração.
Continue depois da publicidade
A fase agora é de desenvolvimento do formulário que, segundo o chefe do Departamento de Controle e Informações Sanitárias da Seapdr, Francisco Lopes, será muito mais denso e completo.
Antes, era um formulário impresso, frente e verso. “Agora, com a necessidade de informações mais detalhadas, o formulário deverá contemplar uma gama maior de dados e, ao mesmo tempo, ser de fácil entendimento e preenchimento pelo produtor rural.”
Até o final do mês de abril, técnicos dos departamentos de epidemiologia e educação sanitária estarão reunidos com representes das regionais da secretaria, para definir quais os campos que deverão constar no formulário.
SAIBA MAIS | Aftosa: Faesp alerta pecuarista para alteração no calendário de vacinação
Continue depois da publicidade
“Essa troca de ideias com quem está no interior e conhece o dia a dia do produtor será fundamental para a elaboração de um formulário mais amigável possível”, explica Lopes.
O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber, destaca que as informações mais completas são um diferencial importante após a certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação, obtida pelo Rio Grande do Sul em 2021.
“É preciso que o produtor fique atento ao prazo diferenciado este ano e se prepare para a inovação tecnológica que está sendo desenvolvida, permitindo que a declaração seja feita on-line, com mais praticidade e segurança”.
VEJA TAMBÉM | Rebanho bovino do Rio Grande do Sul passa a ter seguro contra a febre aftosa
Fonte: Ascom Fundesa