Coronavírus se espalha entre fábricas de frutas e vegetais dos EUA

Unidades que embalam alimentos como maçãs e cenouras se assemelham às condições de “cotovelo a cotovelo” que contribuíram para surtos nas instalações de carnes

Continue depois da publicidade

Surtos do novo coronavírus estão surgindo em fazendas de frutas e legumes dos Estados Unidos e também nas fábricas responsáveis pela embalagem desses produtos, relata reportagem desta quinta-feira, 11 de junho, da agência Reuters. O registro de um número crescente de trabalhadores doentes no setor de frutas e vegetais ocorre depois que milhares de funcionários de fábricas norte-americanas de carnes contraíram o vírus da Covid-19. Essas novas contaminações podem levar a mais escassez de mão de obra e uma nova onda de interrupção na produção de alimentos nos EUA, alerta a reportagem.

No mês passado, o governo Trump disse que pode estender para os produtores de frutas e vegetais a ordem executiva que obrigou os frigoríficos a continuarem operando durante a crise gerada pela pandemia.


Enquanto o distanciamento social pode ser mais facilmente implementado para os trabalhadores que colhem frutas e legumes nos campos – trabalhar em ambiente ao ar livre pode reduzir alguns riscos de propagação de vírus –, as plantas que embalam alimentos como maçãs e cenouras se assemelham às condições de “cotovelo a cotovelo” que contribuíram para surtos nas instalações de carnes dos EUA, relata a Reuters.

No final de maio, havia mais de 600 casos de Covid-19 entre trabalhadores agrícolas no Condado de Yakima, Washington. Desses, 62% eram trabalhadores da indústria de maçãs e outras operações de embalagem ou armazéns. Com 4.834 casos registrados até 10 de junho, o município teve a maior taxa de infecção per capita na Costa Oeste.

Trabalhadores de seis locais de acondicionamento de frutas no condado de Yakima entraram em greve em maio devido a preocupações de que não recebiam proteção adequada contra a Covid-19. O departamento de saúde do Condado de Monterey, Califórnia, conhecido como “a tigela de salada do mundo” por suas vastas fazendas de hortaliças, informou que 247 trabalhadores agrícolas haviam testado positivo para o coronavírus em 5 de junho, 39% do total de casos do município.

Casos de coronavírus registrados perto de Immokalee, na Flórida, também estão aumentando. A disseminação da doença entre os trabalhadores agrícolas da Flórida tem implicações significativas para a produção nacional de alimentos, pois muitos trabalhadores agrícolas viajam para o norte durante o verão, após a realização da colheita pela Geórgia, Carolinas e nordeste.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo