COP27: Governo Federal e Banco Mundial anunciam ação de proteção ao Cerrado

O Projeto Vertentes alcançará mais de 47 milhões de hectares nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal

Continue depois da publicidade

O sexto dia da 27ª Conferência Climática das Nações Unidas (COP27), que ocorre no Egito, foi de grande importância para o Cerrado, bioma brasileiro que predomina no Centro-Oeste, mas que se espalha também pelas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

O Governo Federal, por meio dos ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Banco Mundial e o Global Environment Facility (GEF) anunciaram neste sábado (12) o Projeto Vertentes, cujos objetivos são combater a desertificação, promover o manejo sustentável das cadeias da soja e da pecuária de corte, recuperar áreas degradadas, diminuir a emissão de gases de efeito estufa e proteger a biodiversidade.


Ao todo, serão mais de R$ 130 milhões (25 milhões de dólares) financiados pelo Programa de Impacto de Sistemas Alimentares, Uso da Terra e Restauração (FOLUR, na sigla em inglês).

O Projeto Vertentes alcançará mais de 47 milhões de hectares do Cerrado nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Fernando Zelner, falou da importância da disponibilização de recursos financeiros.

“Esse projeto é fantástico porque ele não só nos dá a chance de implementar a agricultura de baixo carbono com também mostra para os parceiros internacionais que quando a gente recebe apoio financeiro, a gente multiplica isso em termos de investimento privado e resultados. Para o Brasil, hoje foi um grande resultado”, comemorou.

Já o secretário-adjunto de Clima e Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Osvaldo Antônio Pinheiro Silva, destacou a importância da ação conjunta entre as diferentes partes e afirmou que o anúncio feito neste sábado é fundamental para consolidar a agenda.

“O projeto tem muito a contribuir na parte de combate à desertificação e na restauração de áreas degradadas. Acredito que esse movimento é importante e que o projeto abriu um espaço muito relevante, sobretudo com aquilo que é capaz de acelerar o processo, que é ter recursos disponíveis”, disse o representante do MMA.

“A gente tem tecnologia e a gente tem ativo ambiental, o que demonstra nosso grande potencial de alcançar uma agricultura de baixo carbono associada a projetos que trazem adaptação e mitigação de maneira conjunta”, explicou o coordenador de sustentabilidade da CNA, Nelson Filho, que continuou: “vamos integrar melhores tecnologias e ações para que o produtor rural possa garantir ao produto brasileiro, em todas as suas cadeias, uma adicionalidade muito importante, que, além da qualidade, é a sustentabilidade.”

Matthew Reddy, representante do GEF, afirmou que não é possível falar da importância da cadeia global de alimentos e de agricultura sustentável sem colocar grande ênfase no Brasil.

“O Projeto Vertentes traz confiança para os investidores. Esperamos que ele seja expandido”, pontuou. Já Ioannis Vasileiou, do Banco Mundial, classificou a iniciativa como inovadora e ambiciosa.

Saiba mais sobre o Brasil na COP27; clique AQUI

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: