Na manhã desta terça-feira (14), deu-se início ao primeiro ciclo de palestras no Bosque Expo, em Campo Grande (MS), com a cerimônia de abertura com presença de instituições do setor e autoridades locais.
Rodrigo Spengler, diretor da Beef Tech, empresa organizadora do evento, compôs a mesa de abertura. Representando o Governo do Estado, esteve presente Luis Fernando Silva, coordenador de agricultura da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Continue depois da publicidade
Além deles, também estiveram presentes Antonio Rosa, chefe geral da Embrapa Gado de Corte; José Padua, gerente técnico da Famasul; Rafael Gratão, presidente da Novilho Precoce MS; e Eduardo Monreal, vice-presidente do Sindicato Rural de Campo Grande.
A primeira palestra foi ministrada por Jorge Nishimura, membro do conselho do Grupo Jacto, intitulada: “Os desafios da sucessão nas empresas familiares”.
Em sua fala, o empresário destacou a importância da construção de um legado sustentável, que envolve a preparação dos sucessores e a profissionalização da estrutura familiar capacitada para um negócio que possa perpetuar por várias gerações. O tema emocionou a plateia, que o aplaudiu de pé.
“A sucessão acontece por lei, com ou sem o preparo dos herdeiros. A estimativa é de que apenas 10% das empresas que foram iniciadas pelos pais conseguiram chegar aos netos, então isso se tornou nosso propósito. A transição de uma gestão familiar para uma gestão profissional é complexa e difícil, porém possível. Para isso, é necessário um preparo intencional e com antecedência. Se a família não estiver bem, os negócios também não irão bem, o que também mostra como é importante fortalecer vínculos familiares”, explicou.
Continue depois da publicidade
Na sequência, foi a vez do palestrante Sila Carneiro da Silva, professor do curso de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP). Intitulada “Manejo do pastejo – a base para a intensificação sustentável da produção”, em sua palestra, o professor explicou de forma técnica as diversas especificidades de cada parte da cadeia produtiva, com dicas práticas para o produtor.
The Best Mind Pastagens | Sila Carneiro é um dos especialistas de pastagens mais respeitados do Brasil; vídeo
“É necessário encontrar o equilíbrio entre todas as ineficiências da ‘fábrica a céu aberto’ como um todo, planta, animal, meio e mercado. A produtividade é o conjunto de todos esses fatores, ambientais, de produção e colheita da forragem e do produto animal, por isso, é necessário olhar para todas as etapas como um só”, reforçou.
Fechando a programação da manhã, aconteceu o Encontro da Associação Novilho Precoce MS, com a palestra: “Alta performance na produção animal: estratégias e resultados”.
O presidente Rafael Gratão e o superintendente da Novilho Precoce, Alexandre Guimarães, falaram sobre a história da Associação, os benefícios que ela oferece e sobre possibilidades de aumento de rentabilidade, baseadas em mais de 15 anos de coleta de dados que a associação possui.
Conforme a palestra, o rendimento de carcaça é um assunto que necessita ser desmistificado, uma vez que é uma das questões que mais gera preocupação do produtor. “Rendimento de carcaça é um assunto que necessita ser desmistificado. São diversos fatores que influenciam no rendimento, como nutrição, genética, manejo e transporte, citando apenas alguns. Com o auxílio da Associação, o produtor consegue todas as informações necessárias e de forma clara para conseguir o melhor do seu animal”, ressaltou o presidente.
Rodrigo Spengler, diretor da Beeftech, organizadora do evento, reforçou ainda que esse contato com o produtor é um dos principais objetivos propostos. “Um evento como o Confinar, em que podemos ter um momento como esse, de realizar esse Encontro, é o que nos permite ainda mais levar todas essas informações tão necessárias ao produtor e estreitar nossos laços”.
O evento – O Confinar 2024 continua sua programação nesta tarde e durante todo o dia de amanhã, quarta-feira, dia 15 de maio.
Além das palestras, que já chamam a atenção por sua grande relevância em todas as edições do evento, acontece também a exposição de máquinas e equipamentos, lançamento de produtos e negociações entre expositores e produtores rurais.
Mais informações: confinar.net.br.
Fonte: Ascom Confinar