Confinar reforça importância da garantia de qualidade em todos aspectos da produção da carne

Evento chega à sua 11ª edição com soluções para ampliar a qualidade em cada uma das diferentes etapas do processo produtivo da carne

Continue depois da publicidade

Na manhã desta terça-feira (14), deu-se início ao primeiro ciclo de palestras no Bosque Expo, em Campo Grande (MS), com a cerimônia de abertura com presença de instituições do setor e autoridades locais.

Rodrigo Spengler, diretor da Beef Tech, empresa organizadora do evento, compôs a mesa de abertura. Representando o Governo do Estado, esteve presente Luis Fernando Silva, coordenador de agricultura da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).


Além deles, também estiveram presentes Antonio Rosa, chefe geral da Embrapa Gado de Corte; José Padua, gerente técnico da Famasul; Rafael Gratão, presidente da Novilho Precoce MS; e Eduardo Monreal, vice-presidente do Sindicato Rural de Campo Grande.

A primeira palestra foi ministrada por Jorge Nishimura, membro do conselho do Grupo Jacto, intitulada: “Os desafios da sucessão nas empresas familiares”.

Em sua fala, o empresário destacou a importância da construção de um legado sustentável, que envolve a preparação dos sucessores e a profissionalização da estrutura familiar capacitada para um negócio que possa perpetuar por várias gerações. O tema emocionou a plateia, que o aplaudiu de pé.

Foto: Divulgação

“A sucessão acontece por lei, com ou sem o preparo dos herdeiros. A estimativa é de que apenas 10% das empresas que foram iniciadas pelos pais conseguiram chegar aos netos, então isso se tornou nosso propósito. A transição de uma gestão familiar para uma gestão profissional é complexa e difícil, porém possível. Para isso, é necessário um preparo intencional e com antecedência. Se a família não estiver bem, os negócios também não irão bem, o que também mostra como é importante fortalecer vínculos familiares”, explicou.

Na sequência, foi a vez do palestrante Sila Carneiro da Silva, professor do curso de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP). Intitulada “Manejo do pastejo – a base para a intensificação sustentável da produção”, em sua palestra, o professor explicou de forma técnica as diversas especificidades de cada parte da cadeia produtiva, com dicas práticas para o produtor.

The Best Mind Pastagens | Sila Carneiro é um dos especialistas de pastagens mais respeitados do Brasil; vídeo

“É necessário encontrar o equilíbrio entre todas as ineficiências da ‘fábrica a céu aberto’ como um todo, planta, animal, meio e mercado. A produtividade é o conjunto de todos esses fatores, ambientais, de produção e colheita da forragem e do produto animal, por isso, é necessário olhar para todas as etapas como um só”, reforçou.

Fechando a programação da manhã, aconteceu o Encontro da Associação Novilho Precoce MS, com a palestra: “Alta performance na produção animal: estratégias e resultados”.

O presidente Rafael Gratão e o superintendente da Novilho Precoce, Alexandre Guimarães, falaram sobre a história da Associação, os benefícios que ela oferece e sobre possibilidades de aumento de rentabilidade, baseadas em mais de 15 anos de coleta de dados que a associação possui.

Conforme a palestra, o rendimento de carcaça é um assunto que necessita ser desmistificado, uma vez que é uma das questões que mais gera preocupação do produtor. “Rendimento de carcaça é um assunto que necessita ser desmistificado. São diversos fatores que influenciam no rendimento, como nutrição, genética, manejo e transporte, citando apenas alguns. Com o auxílio da Associação, o produtor consegue todas as informações necessárias e de forma clara para conseguir o melhor do seu animal”, ressaltou o presidente.

Rodrigo Spengler, diretor da Beeftech, organizadora do evento, reforçou ainda que esse contato com o produtor é um dos principais objetivos propostos. “Um evento como o Confinar, em que podemos ter um momento como esse, de realizar esse Encontro, é o que nos permite ainda mais levar todas essas informações tão necessárias ao produtor e estreitar nossos laços”.

Foto: Divulgação

O evento – O Confinar 2024 continua sua programação nesta tarde e durante todo o dia de amanhã, quarta-feira, dia 15 de maio.

Além das palestras, que já chamam a atenção por sua grande relevância em todas as edições do evento, acontece também a exposição de máquinas e equipamentos, lançamento de produtos e negociações entre expositores e produtores rurais.

Mais informações: confinar.net.br.

Fonte: Ascom Confinar

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo