O governador Mauro Mendes afirmou que o concurso MT Steak, que escolheu o melhor corte de carne bovina para representar o Estado de Mato Grosso, vai valorizar os produtores do Estado e impulsionar a projeção da pecuária mato-grossense, produzida sob os pilares da sanidade, sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade.
“Precisamos cada vez mais valorizar aquilo que nós temos de melhor, e temos muita coisa boa aqui em Mato Grosso. Somos o maior produtor brasileiro de carne, e um dos maiores produtores mundiais de alimentos. Somos bons em fazer, em produzir, e precisamos mostrar a importância da nossa pecuária e do nosso Estado para o Brasil e o mundo”, destacou o governador.
O corte escolhido para representar a qualidade da carne mato-grossense foi criado pelo churrasqueiro cuiabano Paulo Sérgio da Cruz e é baseado no músculo da paleta e macio como um filé mignon.
Para a escolha do corte, revelada na noite de segunda-feira (7/8), em evento no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, os jurados do concurso levaram em consideração fatores como inovação, versatilidade, originalidade e a viabilidade econômica.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou a iniciativa do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) em propor a realização do concurso, e afirmou que a entidade é uma parceira importante para a abertura de novos mercados para a carne mato-grossense.
“O Imac se transformou numa entidade onde se concretiza tudo aquilo que é defendido pelo governo Mauro Mendes e Otaviano Pivetta. Do diálogo entre a iniciativa privada e o governo nascem as boas práticas, nascem as boas políticas. Quando eles tiveram a ideia do MT Steak, de ter um corte que represente Mato Grosso, foi uma grande ideia. Nos Estados Unidos tem o New York Steak, um contra-filé com gordurinha que você paga 70 a 80 dólares. Estamos fazendo igual, um um corte que represente toda a qualidade e a sustentabilidade da carne de Mato Grosso”, destacou o secretário.
Para o presidente do Imac, Caio Penido, agora o desafio é fazer com que os bares e restaurantes utilizem o MT Steak e que o corte passe a ser consumido pelos mato-grossenses para que, em seguida, ganhe o mercado nacional e internacional.
“Qualquer turista que passar por Mato Grosso, que for num restaurante, em hotel, tem que ter a maior experiência de carne da vida dele, a sensação de comer a melhor carne do mundo. A gente tem que valorizar essa carne e essas pessoas que produzem”, manifestou.
O MT Steak foi um concurso de duas etapas, realizado em formato de reality show, com três episódios, idealizado para promover a carne mato-grossense, considerada umas melhores do mundo.
Na primeira etapa, 33 participantes se inscreveram e enviaram sugestão de cortes inovadores que poderiam representar a carne mato-grossense. Desses, cinco participantes passaram para a segunda etapa, que envolveu a apresentação presencial dos cortes.
Os episódios com a apresentação dos churrasqueiros foram transmitidos pelos canais Sabor & Arte, Agro Mais e Terraviva. O episódio final foi veiculado nesta segunda-feira (7), quando Paulo Sérgio foi considerado o vencedor. Ele ganhou uma premiação de R$ 50 mil.
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