As inovações na seleção da raça bovina de corte Brahman serão apresentadas durante a primeira edição do “Fórum de Atualização Técnica da Raça Brahman”.
O evento está agendado para os dias 16 e 17 de agosto, a partir das 8h, na Central Bela Vista, em Botucatu (SP), e terá a presença de diversas lideranças, como o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) Gabriel Garcia Cid, de jurados, técnicos e especialistas do setor pecuário.
A programação terá início com visita dos participantes aos touros da central, seguida de diversas palestras técnicas.
Os temas abordados serão: Evolução da Raça Brahman no Brasil – presidente do Conselho Técnico da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) Fernando Roberto Pereira; Avaliações EPMURAS – diretor da Brasil com Z, William Koury Filho; Números ABCZ – registros/criadores – DEP Genômica – superintendente Técnico ADJ Fomento ABCZ Carlos Henrique Cavallari Machado; Mercado de Sêmen interno e exportações – gerente de Operações Central Bela Vista Gerson Sanches; Evolução e Importância nos Números de Eficiência Alimentar – supervisor de Produção Central Bela Vista e Membro do Conselho Técnico da ACBB, Matheus Vargas; Evolução das provas Brahman Boi com Bula e Consultor Técnico da BrasilcomZ e Membro do Conselho Técnico da ACBB – Guilherme Costa.
Ao final das palestras, acontecerá uma mesa redonda com o tema “Novos Rumos da Raça Brahman”, sob a mediação de William Koury Filho.
Já a partir das 19h30, o evento terá sequência no Celeiro Restaurante, onde serão ministradas as palestras Ultrassonografia Software BIA: seleção genética e carne de qualidade (Liliane Suguisawa – DGT) e Lucratividade da genética cabeceira (Marco Gambale – Pecuarizze).
Em seguida, acontecerá a premiação dos vencedores da prova em cada índice: Gourmet, Desempenho e Eficiência e Campeão geral.
A programação do dia 17 de agosto iniciará a partir das 9h, na Central Bela Vista, e terá julgamento dos touros participantes da “4ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/BoicomBula”, que acontece desde maio nas dependências da Bela Vista. Na sequência, serão premiados os vencedores do julgamento. A prova conta com 31 animais participantes de criatórios de várias regiões do Brasil.
“Esta final é o ápice de meses de análises meticulosas para identificar os melhores exemplares da raça em eficiência alimentar, fertilidade, performance, qualidade de carcaça. Trata-se de uma prova única da raça no Brasil que se tornou uma vitrine do que o Brahman tem a oferecer em termos de eficiência e qualidade à pecuária de corte nacional”, assegura o presidente da ACBB, Gustavo Rodrigues, em nota.
Para que os participantes possam comprovar as qualidades da raça, do pasto ao prato, a final da prova será marcada por churrasco de carne Brahman, doada pelo criatório W2R Agropecuária.
Fonte: Ascom ACBB




