Nesta parcial de novembro/24 (até 22/11), o preço do boi gordo de Mato Grosso atingiu, em média, R$ 305,61/@ (valor a prazo e livre de Funrural), o que representou alta de 13,70% no comparativo mensal, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Por sua vez, a arroba do boi gordo paulista (indicador Cepea) ficou cotada a R$ 337,04/@ considerando a mesma base de comparação, um acréscimo mensal de 10,90%.
Com isso, a maior valorização da arroba em Mato Grosso em relação ao preço de São Paulo resultou no encurtamento do diferencial de base entre os Estados, que ficou na média de -9,33%, uma queda de 2,24 pontos percentuais em relação ao índice registrado em outubro/24, de acordo com o Imea.
Continue depois da publicidade
A bolsa B3 toma São Paulo como praça balizadora de preços e o que acontece no mercado paulista não necessariamente é o mesmo que ocorre em outras praças pecuárias naquele exato momento.
Por isso, a importância de acompanhar o comportamento do diferencial de base, pois tal iniciativa possibilita ao pecuarista utilizar com maior assertividade os mecanismo de proteção de preços (hedge) na B3 – na prática, o diferencial de base auxilia na gestão de risco da propriedade diante da volatilidade e sazonalidade do mercado.
Mercado Pecuário
Quer mais análises sobre o mercado do boi gordo? Acompanhe o programa Mercado Pecuário,toda quarta-feira no DBO Play. Apesentado pela jornalista Juliana Camargo, o programa é uma referência para o pecuarista que quer se manter atualizado sobre os principais assuntos que cercam o setor.
E-DBO
DBO Play
No DBO Play, nossa marca no YouTube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, De Olho no Campo sobre manejo de pastagens, entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária.