Angus: prova de eficiência alimentar reúne animais dos três estados do Sul

Os 27 touros selecionados também serão submetidos a prova de emissão de metano, informa a associação

Continue depois da publicidade

A partir do dia 23 de abril, a Prova de Eficiência Alimentar (PEA) da Associação Brasileira de Angus vai avaliar 27 touros provenientes de 15 propriedades localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O teste, realizado em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, é um esforço para identificar reprodutores com menor consumo de alimento e crescimento mais acelerado.


E-BOOK | DE OLHO NA SANIDADE DO REBANHO BRASILEIRO

A PEA é uma metodologia de avaliação genética de bovinos de corte realizada em ambiente de confinamento. Durante 45 dias, os animais serão submetidos a alimentadores eletrônicos para medir o consumo individual de alimentos.

Os principais parâmetros avaliados são o Consumo Alimentar Residual (CAR) e o Ganho de Peso Residual (GPR), sendo considerados mais eficientes os touros com CAR negativo e GPR positivo.

VEJA TAMBÉM | Criador de Brangus em MS terá subsídio para inseminação e ultrassonografia de carcaça

“Queremos expandir ainda mais nossa população de referência da raça, garantindo que tenhamos dados abrangentes e precisos para impulsionar o melhoramento genético”, acrescenta Mateus Pivato, gerente de fomento da Angus, em nota.

Esta iniciativa contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2) da Agenda 2030 da ONU, que visa garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes.

Os benefícios da prova incluem o aumento do banco de dados de desempenho das raças participantes, a identificação de reprodutores capazes de produzir mais carne consumindo menos alimento, e a valorização dos animais avaliados.

Avaliação de metano – Após a Prova de Eficiência Alimentar, é realizada a medição de metano ruminal que busca identificar animais que apresentam menor emissão de metano por quilo de alimento consumido e por quilo de peso vivo produzido.

Desde 2022, a Associação Brasileira de Angus, em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, conduz o projeto que representa um avanço significativo no campo da pecuária sustentável e está inserido dentro de um contexto mais amplo de pesquisa e inovação.

SAIBA MAIS | Embrapa: pesquisa começa a medir a emissão de metano por bovinos em MT

Os touros que participaram da PEA são equipados com arreios contendo dispositivos para coleta de metano. Durante cinco dias, esses equipamentos permanecem nos animais, permitindo a coleta de amostras de ar ruminal. Posteriormente, essas amostras são enviadas para análise em laboratório, onde o metano que foi liberado pelo reprodutor é quantificado.

Mariana Franco Tellechea, presidente da ABA (Foto: Divulgação)

“Ao unir inovação e pesquisa, estamos desenvolvendo soluções que não só contribuem para um mundo melhor, mas também impulsionam o desenvolvimento da pecuária de forma responsável. Este projeto representa um passo significativo na busca por práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes, alinhadas com os princípios do desenvolvimento sustentável”, destaca Mariana Tellechea, presidente da Associação Brasileira de Angus.

Fonte: Ascom ABA

CONHEÇA E-DBO | A nova linha de e-books da DBO

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo