GO: ações integradas buscam certificar propriedades livres de brucelose e tuberculose

A certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose é um dos principais meios de controle para a sanidade dos rebanhos

Continue depois da publicidade

A conquista do reconhecimento de Goiás como sendo zona livre de aftosa sem vacinação motivou o alcance de uma nova meta na pecuária goiana, estimulada pelo governador Ronaldo Caiado: a de propriedades livres de brucelose e tuberculose.

Para isso, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) tem somado esforços junto ao Comitê Estadual de Combate à Brucelose e Tuberculose – do qual é integrante – para estabelecer ações estratégicas que buscam culminar em um número maior de credenciamento de propriedades livres de brucelose e tuberculose.

Continue depois da publicidade

“Temos redobrado esforços com os integrantes do comitê estadual e representantes do setor produtivo para atuarmos em várias frentes, tendo a educação sanitária como principal norteadora das nossas ações, para que avancemos na imunização do rebanho contra a brucelose, e nos diagnósticos de tuberculose, conferindo assim a sanidade dos rebanhos e o oferecimento de um alimento seguro à população”, defende o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

A coordenadora do Programa Estadual de Brucelose e Tuberculose da Agrodefesa, a médica veterinária Sivane Dorneles, informa que Goiás possui hoje quatro propriedades certificadas como livres de brucelose e tuberculose, e outras duas em processo de certificação.

Para ampliar esse número, várias ações foram traçadas e estão sendo executadas com esse objetivo. Uma delas é a realização de um diagnóstico regionalizado sobre a real situação dos rebanhos que ainda constam no Sistema de Defesa Agropecuário (Sidago) como pendentes da vacinação contra a brucelose.

Foto: Divulgação / Agrodefesa

Esse estudo, que está sendo feito por meio de parceria entre Agrodefesa, Fundo Emergencial para Sanidade Animal de Goiás (Fundepec), também integrante do Comitê, e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vai resultar num diagnóstico que evidenciará quais as dificuldades específicas de cada região para regularizar a vacinação do rebanho. Inclusive, o termo de cooperação entre a Agência e o Fundepec – que prevê adoção dessas medidas que impactam positivamente na sanidade animal – foi assinado no dia 27 de agosto.

Continue depois da publicidade

Diante da entrega do diagnóstico, previsto para os próximos três meses, a Agrodefesa vai desenhar ações específicas que atendam as particularidades de cada região, como mutirão de vacinação e campanhas in loco sobre a importância da imunização, onde for identificada a necessidade de maiores esclarecimentos sobre os benefícios da sanidade do rebanho.

“Temos consciência que há municípios que não possuem médicos veterinários e vacinadores cadastrados pela Agrodefesa. Outros encontram dificuldade maior em acessar a vacina. Para que a Agrodefesa possa executar uma ação coordenada que atenda as especificidades de cada região, é preciso entender o problema que cada uma enfrenta”, reflete Telma Gonzaga.

Projeto-Piloto de Certificação

Paralelo a isso, um projeto-piloto da Agrodefesa está sendo desenvolvido junto à Associação de Produtores de Leite de Itaberaí, envolvendo oito propriedades produtoras de leite. A Agrodefesa, por meio das gerências de Educação Sanitária e Sanidade Animal, com a participação de fiscais agropecuários, está promovendo a coleta de sangue para ser testado pelo Laboratório Veterinário (LabVet) da Agência, com foco em detectar a presença ou não da brucelose naquele rebanho.

Também está sendo feito o teste para detecção da tuberculose. Todos esses testes serão repetidos daqui há seis meses para concluir a certificação.

Para custear os exames, a associação conta com apoio do Fundepec. Em contrapartida, a Agrodefesa está oferecendo a realização dos diagnósticos laboratoriais gratuitamente.

“Estão fazendo parte desse projeto-piloto propriedades que fornecem leite para laticínios goianos e que são beneficiadas com a certificação ao oferecerem um produto seguro para ser processado industrialmente. A intenção é replicar a experiência do projeto-piloto para outras regiões do Estado, de acordo com as necessidades que forem apontadas pelo diagnóstico que está sendo elaborado”, alega a gerente de educação sanitária.

Alimento seguro

Na outra ponta, as ações educativas promovidas miram o consumidor final, um dos principais beneficiados pela sanidade do gado no campo. “É importante frisar que brucelose e tuberculose são zoonoses. Entre outras maneiras de contágio, tanto a brucelose quanto a tuberculose podem ser transmitidas ao ser humano ao se consumir leite cru”, orienta Telma Gonzaga.

Para esclarecer sobre a importância de consumir produtos inspecionados pelos órgãos oficiais, a Agrodefesa tem realizado ações educativas em supermercados, ao abordar diretamente os consumidores para esclarecer sobre o assunto. Em julho já foram feitas ações em seis municípios goianos, incluindo a capital goiana.

Fonte: Ascom Agrodefesa / Governo de GO

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Continue depois da publicidade

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura: