O ministro da Agricultura do Uruguai, Fernando Mattos, afirmou, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, que está trabalhando para evitar a contaminação por gripe aviária do plantel avícola comercial do país, após o registro de caso da doença em uma ave silvestre no país.
“Há vários meses lidamos com essa situação de risco, mas apenas hoje confirmamos o primeiro caso. Isso não é uma surpresa, já estávamos esperando”, disse.
Mattos diz que a doença está avançando rapidamente pela América do Sul e que está presente em todos os continentes.
“Tão logo os exames detectaram a presença do vírus, nós informamos os órgãos competentes, como a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA)”, apontou.
Segundo o ministro, os alimentos do país estão seguros e não há risco de transmissibilidade da enfermidade por essa via.
VEJA TAMBÉM | Caso de gripe aviária no Uruguai aumenta vigilância do Brasil, diz ministro
“Nossa produção está segura. O que pedimos é que os produtores redobrem as medidas de biossegurança nos plantéis e evitem o contato dessas aves com os animais silvestres”, afirmou.
Ele disse, ainda, que o Uruguai está tomando todas as medidas de biosseguridade necessárias para evitar consequências na economia do país e que os casos crescem na região.
Mattos destacou que o Brasil e Argentina, importantes países produtores de aves, também correm risco de ter registro da doença.
VEJA TAMBÉM | Gripe aviária: PR solicitará ao governo federal tornar Sul unidade autônoma
Mattos afirmou, ainda, que os Estados Unidos e a União Europeia estão sendo muito afetados pela doença e que organizações mundiais começam a se preocupar com a saúde humana.
“A presença de vírus em nível mundial poderá gerar no futuro alguma medida mais grave (a população humana)”, observou.




