Ao combinar o poder da computação em nuvem com as imagens de satélite e a inteligência artificial (IA), as duas empresas terão uma visão mais ampla e completa das florestas, dos ciclos das águas e da biodiversidade que cruzam a cadeia de abastecimento. O uso da tecnologia eleva os padrões de abastecimento sustentável e agrega transparência e rastreabilidade às matérias-primas agrícolas, aproximando ainda mais a Unilever do compromisso de ter uma cadeia de abastecimento livre de desmatamento até 2023 e regenerar a natureza. No final de 2019, 62% das matérias-primas agrícolas usadas pela companhia foram obtidas de modo sustentável (em 2010, eram apenas 14%).
O Google Cloud e a Unilever vão trabalhar com uma ampla gama de parceiros de tecnologia, como a Descartes Labs, de dados geoespaciais, para construir um centro de comando unificado. O sistema dará um panorama mais completo dos ecossistemas conectados à cadeia de abastecimento da Unilever, criando um mecanismo aprimorado para detectar o desmatamento – reforçando a responsabilidade da empresa – ao mesmo tempo em que prioriza áreas críticas de floresta e habitats que precisam de proteção.
A Unilever, presente em 190 países e um público de 2,5 bilhões de pessoas que consomem seus produtos, tem a sustentabilidade como o centro de sua estratégia de negócios. Para maximizar os resultados, inicialmente a Unilever concentrará esforços em um conjunto prioritário de ingredientes e commodities.
A plataforma geoespacial de escala planetária do Google Cloud, que inclui o Google Earth Engine, combina imagens de satélite precisas com capacidade de armazenar e processar grandes volumes de dados complexos. Nesse projeto, a Unilever usará essa plataforma para obter insights sobre qualquer impacto causado pelo abastecimento para o meio ambiente e as comunidades locais, permitindo que a empresa e seus fornecedores atuem onde e quando for necessário.
Hoje, o Google Earth Engine é usado para análise de imagens em escala planetária por instituições acadêmicas e públicas, bem como por organizações da sociedade civil. Com a Unilever ocorre a primeira aplicação comercial. “Esta colaboração com o Google Cloud nos levará ao próximo nível do abastecimento sustentável”, conta Dave Ingram, diretor da Unilever. “Agora seremos capazes de processar e combinar conjuntos complexos de dados como nunca antes. A combinação dos insights de sustentabilidade com nossas informações de abastecimento comercial trará uma mudança significativa na transparência, crucial para uma melhor proteção e regeneração da natureza”. Fonte: Ascom