Conteúdo Original | Revista DBO

Confira o que rolou nas redes DBO em outubro

As 10 mais lidas no Portal DBO

  1. Boi gordo: Indicador Cepea atinge maior valor em dois anos
  2. Arroba do boi gordo subiu ontem, sobe hoje e pode subir amanhã
  3. Boi gordo a R$ 400/@, uma possível realidade, mas não agora
  4. O legado de Fausto Pereira Lima
  5. China “enxuga” disponibilidade de carne bovina no Brasil, o que explica, em parte, a disparada do boi gordo
  6. Carne bovina gera o dobro de benefícios para a construção muscular em relação à proteína de soja, aponta estudo
  7. Mercado do boi gordo antecipa consolidação do ciclo de alta da pecuária
  8. China já paga melhor pela carne bovina brasileira
  9. Leiloeiros rurais destacam recuperação nos preços da reposição; ouça
  10. Boi gordo: “Não adianta tentar acertar o olho da mosca; importante é garantir margem”, diz analista da Scot

Destaque do DBO Play

Alta à vista: fase de baixa do ciclo pecuário vai chegando ao seu final

Pastagem: quais fatores considerar na escolha da semente?

DBO PLAY
No DBO Play, nossa marca no YouTube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado PecuárioDe Olho no Campo sobre manejo de pastagens, entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária. Mais vídeos sobre pecuária? Está tudo no DBO Play.

Rolou nas redes DBO…

NO E-MAIL

Pergunta ao Ortolani:
A estação de nascimento de bezerros já está a pleno vapor, mas um fato me chamou a atenção: um bezerro Nelore morreu com um dia de vida sem motivo aparente. Breve histórico da mãe: vaca Nelore com 48 meses de idade, secundípara, com bom escore corporal, vacinas reprodutivas, peste manca e raiva em dia, suplementada corretamente com sal reprodução, boa disponibilidade de capim e água, com parto tranquilo no pasto maternidade. O bezerro de IATF nasceu bonito e saudável, em um dia ensolarado, após 281 dias de gestação, foi cuidado pela mãe e mamou o colostro normalmente, porém, no dia seguinte ele estava triste, deitado e sua mãe com o úbere cheio. Foram levados para o curral, a vaca foi ordenhada para que o leite fosse fornecido ao bezerro com mamadeira e assim foi feito algumas vezes ao longo do dia. O bezerro, para nossa infelicidade, amanheceu morto na manhã seguinte. Poderia, por favor, ajudar a identificar a possível causa da morte?
Lauro Camargo – Águas Formosas (MG)

Continue depois da publicidade

Ortolani responde:
Analisando suas informações e as fotos enviadas não posso precisar com total segurança a causa da morte, porém suspeito que seja por anaplasmose congênita (adquirida durante a gestação). Essa doença pode, ocasionalmente, matar bezerros no decorrer dos primeiros dias de vida, com o quadro clínico evidenciado por apatia, febre no início da doença (citado no animal),seguida de queda da temperatura retal nos estágios terminais, desidratação (narina seca, verificada neste caso), quadro hemorrágico e consolidação em áreas ântero-ventrais dos pulmões (verificada na necrópsia) e algum grau de icterícia (constatada pela coloração amarelada da gordura intraabdominal). Essa doença foi descrita em várias oportunidades no Brasil, inclusive em bezerros da raça Nelore. A infecção do bezerro ocorre ainda no útero, no terço final de gestação, originário de um quadro de anaplasmose na vaca O diagnóstico é feito por exame de sangue e, em muitos casos precoces, o tratamento adequado pode salvar o bezerro.

Conteúdo de qualidade para quem vive da pecuária. Assine a Revista DBO

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo