Os custos com nutrição animal seguem avançando e o poder de compra do pecuarista de leite continua caindo. E esse é o maior ponto de atenção para 2025 para o setor leiteiro nacional, destaca em análise o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).
Segundo os pesquisadores do Cepea, a escalada nos custos operacionais tende a ser gradual ao longo deste ano, sendo impactada em um primeiro momento pelos maiores gastos para produção de volumoso (diante da alta nos preços de fertilizantes) e contrabalanceada por uma possível redução nos valores do concentrado no primeiro semestre de 2025.
Por outro lado, no segundo semestre, o escoamento da safra nacional pode limitar os estoques, afetando, consequentemente, a precificação de insumos para a formulação de rações.
Continue depois da publicidade
Nesse sentido, a projeção do Cepea é de que a produção de leite em 2025 possa manter o ritmo de crescimento entre 2% e 2,5%. Um crescimento acima disso exigiria uma recuperação muito forte da oferta no primeiro trimestre de 2025, mas isso vai depender majoritariamente do clima.
VEJA TAMBÉM | Cepea: ano é marcado por recordes e fortes oscilações nos preços do boi gordo
Revista DBO
A edição de dezembro de 2024 da Revista DBO está ABERTA e disponível para leitura. Na capa, a reportagem “Antecipasto: capim mais cedo e por mais tempo” abre o Especial de Pastagens da DBO. LEIA AQUI!
Continue depois da publicidade
DBO Play
No DBO Play, nossa marca no YouTube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como o Mercado Pecuário, que traz as análises do boi gordo, as entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária. Mais vídeos sobre pecuária? Está tudo no DBO Play.