Mapa reconhece desabastecimento de vacinas contra a brucelose e fala em estender os prazos para campanha

Sindan garante que há estoque da vacina e que a situação será regularizada ainda neste mês

Continue depois da publicidade

Por Renato Vilella

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) se manifestou nesta quarta-feira, 19, a pedido da reportagem de DBO, e reconheceu a gravidade da situação que envolve a falta de vacinas contra a brucelose; o assunto foi tema de entrevista do programa DBO Destaca (VEJA aqui).

De acordo com a pasta, no primeiro semestre de 2024, a execução das metas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) esteve em “estado de atenção”, em função do desabastecimento no mercado de estoques de vacinas contra brucelose, dos tipos B19 e RB51.

Segundo o ministério, a situação se instalou após a suspensão de produção de vacinas contra brucelose, amostra B19, por parte de uma das indústrias produtoras e dos ajustes para adequação à demanda de insumos no mercado doméstico, face ao novo cenário de produção.

“As indústrias que mantiveram a sua produção estão se readequando para atender de forma pronta toda a demanda nacional”, disse, em nota.

Ainda segundo o Ministério da Agricultura, diante da situação de desabastecimento e dos reflexos nas ações do PNCEBT, acarretados pela falta de vacinas contra brucelose, o Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária está trabalhando na busca de soluções para o enfrentamento desta situação, o que inclui o diálogo com as empresas produtoras e o controle das condições de produção e dos estoques dos insumos no território nacional.

LEIA TAMBÉM | MT: falta de vacinas contra a brucelose preocupa pecuaristas, diz Famato

Sindan garante vacina – Na entrevista concedida ao DBO Destaca, Luiz Monteiro, diretor técnico do Sindan (Sindicato Nacional para Indústria de Produtos para Saúde Animal), afirmou que a demanda anual para a vacina contra a brucelose é de 26 milhões de doses, sendo 14-15 milhões apenas no primeiro semestre.

“Já disponibilizamos para o mercado 10 milhões de doses. Queremos colocar o que falta no decorrer deste mês. Temos estoque suficiente e estamos alinhando com o Mapa para que essa vacina chegue em tempo hábil para que o produtor possa vacinar seus animais e declarar a vacinação”, disse.

De acordo com Monteiro, o problema não deve se repetir no segundo semestre. “Estamos vivendo o final do período de déficit da vacina. Estamos estabilizando a cadeia para que no segundo semestre o problema não volte a acontecer”, afirmou.

Diante do panorama atual, o Mapa orienta os proprietários a procurar a Unidade Local do Serviço Veterinário Oficial mais próxima da sua unidade de produção para obter orientações sobre prazo ajustado de vacinação, para realizarem a declaração de vacinação contra brucelose e atualizar o cadastro da propriedade.

“É interessante então ainda recordar que todos os proprietários de bezerras com mais de 8 meses de idade, ainda não vacinadas, devem regularizar a situação de vacinação dos animais utilizando a vacina amostra RB51. Os Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal já estão instruídos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária como proceder para atendimento às informações ao produtor”, informou a pasta.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Colunas e Artigos

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Leilões em destaque

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Continue depois da publicidade

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo