A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO) abriu as inscrições (com término em 12 de agosto/24) para novo ciclo do curso ABC Corte, que promove o uso de tecnologias de intensificação sustentável da produção de carne a pasto.
O programa, com custos de R$ 500/R$ 600, tem atuação regional, focado no estado do Tocantins, no Sudeste do Pará e no Nordeste de Mato Grosso.
Continue depois da publicidade
O curso, que corresponde ao ciclo de capacitação 2024/2025, tem ao todo seis módulos, que somam 80 horas, com 64 horas de aulas teóricas e o restante, práticas.
O primeiro módulo está marcado para o período de 20 a 22 de agosto, na sede da Embrapa em Palmas. Nele, serão discutidos temas como calagem e adubação, manejo do pasto/planejamento alimentar e suplementação de bovinos em pastejo na época das águas.
Após o primeiro módulo, serão realizados mais três cursos teóricos e dois mais práticos. Nos módulos práticos, serão feitos o diagnóstico, o planejamento e o acompanhamento das chamadas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), áreas em propriedades rurais assistidas pelos técnicos onde eles aplicarão e farão o monitoramento dos efeitos de tecnologias selecionadas para a realidade local.
Expectativas
Segundo o zootecnista Pedro Alcântara, da Embrapa Pesca e Aquicultura e coordenador do ABC Corte, os resultados do projeto são expressivos e estão colaborando para o incremento da pecuária de corte nas regiões onde está presente.
Continue depois da publicidade
De acordo com ele, a produtividade média alcançada nas URTs que fazem parte do programa tem sido 6,35 vezes a média obtida no Tocantins. “Como consequência, gera-se o chamado efeito poupa terra de 5 por 1: ou seja, a cada 1 hectare que utiliza o protocolo do programa, diminui-se a pressão sobre 5 hectere de área preservada”, explica Alcântara.
Ao todo, mais de 100 técnicos das iniciativas pública e privada já participaram do ABC Corte. Os participantes do projeto recebem, ao final dos cursos, três tipos de certificação: Júnior, certificado em uma safra; Pleno, certificado em duas safras seguidas; e Sênior, certificado em três safras seguidas.
Mais informações, clique AQUI.