O dia 19 de junho de 2024 foi marcado pelos bufaleiros como o dia do reencontro com a casa da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), após as enchentes históricas do mês de maio.
O primeiro passo foi retirar da casa todo o material danificado e colocá-lo na parte de fora para começar o processo de lavagem de piso e paredes com uso de lava-jato de grande capacidade. Onze pessoas trabalharam no mutirão, entre elas a presidente da Ascribu, Desireé Möller, e o vice-presidente, Raphael Gonçalves.
Em meio ao trabalho, a presidente fez um apelo aos produtores bufaleiros “do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo”, no sentido de ajuda para reerguer a Casa do Búfalo. “Todos sabem que praticamente todo o nosso estado foi atingido por uma enchente histórica no mês de maio, e a nossa Casa do Búfalo também foi arrasada. Perdemos tudo aqui. Ficaram apenas as paredes”, relata, em nota.
Continue depois da publicidade
SAIBA MAIS | Expointer 2024 mantida para o final de agosto; ouça
Desireé lembrou que no ano passado, ao completar 45 anos, a Casa do Búfalo recebeu em torno de 200 bufaleiros de todas as partes do mundo na Expointer. “E é neste sentido que venho pedir ajuda para podermos reconstruir a Casa do Búfalo para essa Expointer que será a da superação”, convida. A Ascribu disponibilizou um Pix para qualquer tipo de ajuda; a chave pix é o CNPJ 89554240000141.
“A gente perdeu todos os móveis, porta, fiação, rede elétrica que precisa ser refeita, assim como a rede hidráulica porque o nosso estrago aqui na Associação foi muito grande”, constata o vice-presidente da Ascribu, Raphael Gonçalves.
Fonte: Ascom Ascribu