Select Select Select

Os 4 verdadeiros pilares do lucro e da expansão do pecuarista

Levantamento do Inttegra esclarece o porquê não é o preço da arroba que sustenta o resultado econômico de uma fazenda pecuária

Antônio Chaker – Zootecnista e coordenador do Instituto de Métricas Agropecuárias (Inttegra)

Em 13 anos de estudos estatísticos sobre resultados de fazendas, vimos que quatro variáveis explicam a maior parte do lucro; em muitos casos, mais de 75% do resultado total.

Você pode imaginar que são fatores como qualidade de solo, chuva, localização ou genética. Mas, na prática, o que realmente explica o desempenho é lotação, desembolso/cabeça, ganho médio diário (GMD) e valor de venda.

Qualificamos o impacto dessas variáveis em cada safra desde 2013. Foram muitos ciclos pecuários de alta e baixa, mas o segredo do resultado é um só: ganhar peso a baixo custo.

Os dados mostram de forma clara: quanto maior o GMD, maior o resultado; quanto maior o desembolso, menor a rentabilidade.

O valor de venda atua positivamente, mas em intensidade muito menor do que o ganho médio diário. Em outras palavras, é o desempenho dos animais e não o preço da @ que sustenta o resultado econômico de uma fazenda.

Quem é do “boi” sabe que capricho em detalhes como manejo de pastos, qualidade da água e boa apartação de lotes aumenta o ganho de peso sem elevar o custo. Esses cuidados aparecem nas estatísticas. Em praticamente todas as análises, o GMD é o fator mais poderoso na formação da margem.

Dentre as quatro variáveis, uma merece destaque especial: a lotação. Há momentos em que o aumento da lotação impulsiona o resultado, e outros em que dá-se o contrário.

Isso ocorre porque lotação é consequência, não causa. Ela deve ser uma conquista e não uma imposição. Crescer o rebanho com custo alto ou sacrificando o GMD é caminhar para trás.

O desafio é criar condições estruturais e gerenciais para aumentar a lotação com eficiência. E isso começa garantindo o desempenho individual.

Na íntegra desta reportagem você também confere: 

  • O impacto estatístico das 4 variáveis mais importantes nas safras entre 2013 e 2025;
  • O porquê a obsessão por número de cabeças pode ser um grande inimigo da rentabilidade;
  • A lógica segura que deve guiar o plano de expansão de todo o pecuarista;
  • A razão do desempenho animal ser mais relevante do que o valor da arroba.

Torne-se membro do DBO Select

Tenha acesso a reportagens, matérias e artigos para uma informação mais abrangente sobre os assuntos que movem a pecuária e a cadeia da carne bovina.
DBO Select traz o melhor do trabalho da DBO, que há mais de 40 anos contribui com a difusão de conhecimento e indicação de tendências para quem faz a pujante pecuária brasileira.

Participe do DBO Select.

Apenas R$ 9,90 por mês.

Já é assinante DBO?

Entre na sua conta:

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Para se informar com calma

A DBO Editores Associados, fundada em 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. Sua atuação no digital abrange as mídias sociais, canal do Youtube e o Portal DBO, plataforma rica em conteúdo especializado em texto, áudio e vídeo para a pecuária, como reportagens, entrevistas, artigos técnicos, cotações, análises de mercado e cobertura dos leilões em todo o País.

Todos direitos reservados @ 2025 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP 

DBO Select Dourado (2)

Cadastre-se para tornar-se um membro select: