Confira algumas medidas que podem ajudar a reduzir a infestação de moscas na fazenda, amenizando o problema e o sofrimento do gado
O mês de outubro marcou o retorno doloroso da Stomoxys calcitrans (mosca-dos-estábulos), em várias regiões de São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco. O retorno mais cedo das chuvas neste ano favoreceu o acúmulo de umidade em matérias orgânicas como a torta de filtro, o vinhoto (subprodutos da usina sucroalcooleira) e a cama de frango usada como adubo, fazendo explodir os surtos e atormentando tanto animais quanto produtores.
VEJA TAMBÉM:
O massacre da mosca-dos-estábulos no interior paulista; veja vídeos
Em PE, o massacre da mosca-dos-estábulos tem outra origem; veja vídeo
DBO recebeu inúmeras mensagens de leitores, por áudio e vídeo, relatando a situação preocupante no campo, e perguntando como reduzir o sofrimento do gado. A reportagem ouviu especialistas, que foram unânimes em afirmar que, até o momento, não há inseticidas que possam ser aplicados nos animais com efeito duradouro. Algumas medidas, no entanto, podem ajudar a reduzir a infestação de moscas na fazenda, amenizando o problema. Veja algumas delas a seguir: