A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) informa que desde as 12h desta quarta-feira (29/5) a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) podem ser feitas diretamente pelos produtores e médicos veterinários habilitados pelo Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), no Produtor Online, que foi restabelecido.
O sistema ficou fora do ar por um período em razão da indisponibilidade dos sistemas da Procergs.
De forma emergencial, as GTAs foram emitidas em contingência no módulo emergencial que foi disponibilizado na Plataforma de Defesa Sanitária Animal (PDSA-RS), construído pela parceria mantida pela Seapi e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Continue depois da publicidade
VEJA TAMBÉM | Santa Catarina lança nova plataforma eletrônica de emissão da GTA para bovinos
Com a volta dos sistemas da Procergs, houve a migração dos dados de quase 60 mil GTAs emitidas desde o dia 8 de maio para o SDA.
Com isso, algumas propriedades podem apresentar bloqueio para a emissão de guias devido a variação de saldos de animais no sistema, que deverá ser regularizado pelos produtores junto às Inspetorias dos seus municípios.
A partir de agora estão liberadas as emissões de guias para todas as categorias, inclusive para o cadastro de eventos de todas as funcionalidades.
Nesse primeiro momento não será solicitado o prazo mínimo para o cadastro, mas a partir do dia 15 de junho volta a ser exigido o prazo preconizado na legislação, informa a Seapi.