A carne vermelha dos EUA está ganhando força em Cuba depois de muitos anos com presença mínima naquele no mercado, informou a Federação de Exportação de Carne dos EUA (USMEF, na sigla em inglês).
Um recente seminário educacional realizado pela USMEF em Miami reuniu fornecedores, exportadores e potenciais compradores dos EUA para aprender mais sobre os procedimentos para conduzir negócios em Cuba.
“Há entusiasmo sobre o mercado”, disse a representante caribenha da USMEF, Elizabeth Wunderlich.
Continue depois da publicidade
Paul Johnson, da FocusCuba, fornece serviços de consultoria para auxiliar empresas dos Estados Unidos interessadas no mercado cubano. Ele afirmou que os compradores de Cuba têm um forte interesse na carne suína dos EUA.
Por sua vez, a produção de carne suína em Cuba caiu cerca de 90%, e esse novo setor privado em Cuba tem os recursos para suprir essas necessidades dos consumidores cubanos e do turismo”, explica Johnson.
No acumulado de janeiro a setembro de 2024, as exportações de carne suína dos EUA para Cuba totalizaram 5.843 toneladas, um aumento de 322% em relação ao resultado obtido no mesmo período do ano passado. Em receita, os embarques alcançaram US$ 17,2 milhões, com aumento anual de 236%.
No lado da carne bovina, Cuba atualmente compra principalmente produtos enlatados, mas as remessas aumentaram acentuadamente.
Continue depois da publicidade
As exportações realizadas no período de janeiro a setembro/24 avançaram mais de 1.500% em relação ao ano passado, atingindo 3.234 toneladas, e obtendo receita de US$ 5,4 milhões (aumento anual de 519%), de acordo com o relatório da USMEF.
Mercado Pecuário
Quer mais análises sobre o mercado do boi gordo? Acompanhe o programa Mercado Pecuário, toda quarta-feira no DBO Play. Apesentado pela jornalista Juliana Camargo, o programa é uma referência para o pecuarista que quer se manter atualizado sobre os principais assuntos que cercam o setor.