O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) suspendeu as importações de carne bovina do Pará. A informação foi publicada no site do jornal “Valor Econômico” nesta quinta-feira, 2 de março, e confirmada ao Portal DBO pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
“No estado, há apenas uma planta frigorífica habilitada no Serviço de Inspeção Federal (SIF) para exportar para a Rússia”, informou o Mapa (leia mais abaixo).
O colunista do Portal DBO, o médico veterinário Hyberville Neto, consultor e diretor da HN AGRO, comenta em áudio sobre os impactos no mercado pecuário.
OUÇA 🎧 o comentário de Hyberville Neto
Medidas do Mapa – Segundo a nota enviada ao Portal DBO, a partir da confirmação de um caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), em 22 de fevereiro, em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA), a pasta adotou transparência nas ações e tem adotado todas as medidas exigidas pelos acordos internacionais para a exportação da carne bovina brasileira.
A amostra para a tipificação da EEB está sob análise do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal em Alberta, no Canadá, que irá determinar se a doença é da forma clássica ou atípica. “O Mapa aguarda o resultado da tipificação da amostra para a imediata aplicação das ações cabíveis”, diz a nota.
De acordo com o ministério, China, Tailândia, Irã e Jordânia estão com as importações de carne bovina de todo Brasil temporariamente suspensas e a Rússia apresentou embargo à carne bovina exportada do Pará.
Nota de esclarecimento
A notícia é um texto jornalístico cujo objetivo é narrar e informar sobre acontecimentos reais recentes ou cotidianos de relevância e impacto para a sociedade. A Redação DBO sempre preza pela informação fidedigna que, em casos como este, se baseia em fontes oficiais e de respeitados especialistas. A equipe DBO se solidariza com os pecuaristas e espera divulgar em breve a volta dos embarques de carne para a China.
DBO, há mais de 40 anos lado a lado do pecuarista.
VEJA TAMBÉM | Impactos da EEB: mercado de suínos não deve ser afetado, diz Sindicarne-PR




