A rápida profissionalização da pecuária nos últimos 20 anos, acompanhada de perto por DBO, tem se lastreado em tecnologias respaldadas pela pesquisa e validadas pelos pecuaristas a campo. O empirismo e o “achismo” cederam lugar às informações técnicas e às análises econômicas, que permitem tomar decisões de forma mais segura e confiável. Nosso objetivo, neste espaço, é divulgar essas Tecnologias de Resultado, para que o produtor possa melhorar seus índices zootécnicos e, consequentemente, sua lucratividade. Este também é o compromisso da Agroceres Multimix, nossa parceira nesta jornada, que tem longa tradição em inovação e atendimento diferenciado ao pecuarista.
Oferecemos, inicialmente, a nossos leitores um rico material (em texto e vídeo) produzido no ano passado sobre a TIP (Terminação Intensiva a Pasto). Em 2020, nosso foco será a intensificação da recria, que está sendo puxada pela TIP, como mostrou reportagem de capa de DBO, em março. Vamos apresentar, em uma nova série de reportagens a ser publicadas na DBO e neste espaço exclusivo no Portal, quais as técnicas disponíveis para se encurtar a recria, de maneira eficiente e econômica. Sejam bem-vindos e nos acompanhem ao longo de nossa jornada.
Nenhum segmento da pecuária de corte mudou tanto, na última década, quanto a engorda, que registrou grande salto de produtividade, forçando a modernização de todo o sistema produtivo. Um dos motores dessa transformação foi a TIP (Terminação Intensiva a Pasto), técnica abordada em projeto inédito de DBO, conduzido no ano passado em parceria com a Agroceres Multimix e apresentado aqui na íntegra.
Por meio de uma série de quatro reportagens, foi traçado um panorama da TIP no Brasil, desde à época em que ela era conhecida como “confinamento a pasto” ou “novo semi”. Trata-se de um sistema “verde-amarelo” de engorda, onde o capim (verde) funciona como volumoso e o concentrado (amarelo) como fonte proteico-energética.
Milhares de produtores já estão adotando a técnica, que confere ao Brasil um diferencial competitivo sem precedentes, pois é fácil de aplicar e exige pouco investimento em instalações. Veja a seguir as quatro reportagens do Projeto TIP em Foco e vídeos produzidos pela Agroceres sobre o tema.
Veja, nesta reportagem, a definição de TIP (para quem ainda não conhece a técnica), como ela surgiu, no início dos anos 2000, e foi sendo aperfeiçoada até se tornar um sistema totalmente funcional, adaptável às condições de qualquer região brasileira.
Esta reportagem fala sobre o uso da TIP na seca, apresentando dicas sobre o manejo do pasto e da suplementação neste período. Acompanhe o exemplo da Fazenda Jumari, em Ipiaçu, MG, que tem obtido excelentes resultados com a técnica.
Muitos pecuaristas no Brasil já estão utilizando a TIP também nas águas, para tirar máximo proveito do capim no período de maior produção forrageira. Confira os exemplos bem-sucedidos apresentados na terceira reportagem da série.
Quer saber quais são os 10 principais passos para fazer terminação intensiva a pasto em sua fazenda? Leia a última matéria da série TIP em Foco, que também traz uma matriz de custo do sistema, para facilitar a tomada de decisões.
Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.