Logo Dourado

Minerthal

A desbravadora Minerthal completa

50 anos de contribuições à pecuária

Cinquentenária trajetória da companhia traz diversos capítulos de contribuições para o desenvolvimento da pecuária brasileira

Referência no mercado de suplementação mineral, a Minerthal acaba de chegar à notável marca de 50 anos de serviços prestados à pecuária. No decorrer da sua cinquentenária trajetória, que se confunde com a história do próprio setor de suplementação, a companhia testemunhou, de posição privilegiada, a expressiva evolução vivenciada pela bovinocultura de corte e de leite no último meio século e, mais do que isso, participou ativamente de cada progresso.

“Em 50 anos, o peso médio do animal abatido cresceu em torno de 5@, ao passo que a idade de abate reduziu consideravelmente”, lembra o sócio da Minerthal, Sergio Morgulis. “No aspecto reprodutivo, hoje conseguimos ter uma fêmea parindo aos 24 meses de vida, mas, antigamente, o primeiro parto ocorria por volta dos quatro anos de idade. Ou seja, todos os índices produtivos avançaram nas últimas cinco décadas, tornando o rebanho brasileiro bem mais eficiente, com impacto ambiental muito menor por quilo de proteína animal produzida. Tudo isso é reflexo de diversos fatores, incluindo a contribuição gerada pela mineralização dos rebanhos.”

Em 1973, quando a Minerthal foi fundada, os principais suplementos minerais vendidos precisavam ser diluídos antes de serem oferecidos aos animais. No entanto, não demorou para a empresa iniciar o desenvolvimento de novas formulações, com especial atenção para as misturas minerais de pronto uso para diferentes regiões do País, considerando as particularidades de cada bioma brasileiro, no que diz respeito às características de solo, quantidade de chuvas e diferenças na oferta de forrageiras. “Isso foi um importante marco para a pecuária e a Minerthal foi pioneira neste trabalho de customização”, destaca Sergio Morgulis.

Por dentro da Minerthal

  • Portfólio com 50 produtos (corte e leite)
  • 100 colaboradores
  • 2.000 clientes ativos
  • Fábrica de 5 mil m2 em Goiânia (GO)
  • Capacidade produtiva de 30 mil toneladas/ano
  • Possui centro de distribuição em Araçatuba (SP)

O executivo conta que, desde o nascimento da Minerthal, cada produto desenvolvido sempre foi testado e avaliado de forma científica, por meio de parcerias com renomadas instituições de ensino e pesquisa, como a USP e a Embrapa. “Isso é muito importante porque precisamos ter base científica para as nossas indicações. Sempre buscamos ter essa linha, de sermos orientados pela ciência e não só pelo marketing”, complementa o sócio da companhia. “A propósito, vale lembrar que o SIF (Serviço de Inspeção Federal) mais antigo de uma empresa nacional de suplementação é da Minerthal.”

A companhia foi fundada pelo médico veterinário Luciano Frankenthal, junto com Marcos José Gaspar, que respondia pela área comercial. No início dos anos 1990, após o falecimento de Luciano, seu filho, Renato Frankenthal, assumiu a sua posição, ficando na liderança da Minerthal até o início de 2009, quando, infelizmente, veio a falecer. Desde então, a empresa é administrada pelo médico veterinário Sergio Morgulis, que iniciou sua história na companhia em 1981. Ele divide a sociedade com Márcia Frankenthal, viúva de Renato Frankenthal. Inclusive, o nome da Minerthal é uma fusão entre “mineral” e o sobrenome da família.

Em cada década, mais um salto

No decorrer da sua história, a Minerthal teve protagonismo em cada importante marco do setor de suplementação. Assim aconteceu na década de 1980, quando surgiu o Minerthal Ureia, suplemento mineral com ureia pronto para uso, que muito contribuiu para elevar a produtividade dos seus clientes. Foi a década que inaugurou o uso da suplementação proteica.

“Posteriormente, nos anos de 1990, vieram os suplementos proteicos e proteicos energéticos. Ou seja, começamos a suplementar os animais, além de minerais, com proteínas e, em algumas situações, com proteínas e energia”, recorda Morgulis. “Os suplementos foram crescendo em termos de importância na nutrição diária dos animais. Já na transição para os anos 2000, surgiram os suplementos aditivados, e nisso também fomos pioneiros, com o lançamento do Minerthal Engorda MD. Os aditivos vieram para aumentar a produtividade e eficiência com que os animais aproveitam os alimentos, especialmente em regime de pastagem.”

Já no século 21, a Minerthal não parou de ampliar o seu repertório de contribuições para a pecuária, por meio da combinação entre produtos e serviços agregados. Como exemplo, vale mencionar o Sistema Integrado de Mineralização (SIMM), lançado em 2001 — considerado como o embrião do Programa Minerthal de Suplementação de Precisão, que ganhou vida em 2009. No ano seguinte, nasceu Resulthal, que são experiências práticas nas fazendas com resultados observados, de desempenho e performance. “E em 2010 também iniciamos o desenvolvimento de aplicativos para os produtores, focados na orientação do uso dos nossos produtos e no correto emprego da mineralização. Hoje, já temos cinco apps disponíveis.”

Dentre as diversas inovações, uma das mais recentes e importantes diz respeito ao lançamento do MinerBlock, em 2019, que consiste em uma linha de suplementos minerais em bloco muito palatável aos animais. Seu formato diferenciado faz com que as perdas por chuvas e ventos sejam muito reduzidas, na comparação com o produto em pó. Outra vantagem está na otimização da mão de obra por conta da baixa frequência de reposição.

Como parte de sua história, a Minerthal também já possuiu uma vertical farmacêutica, que funcionou por 35 anos. A empresa detinha uma linha muito completa de medicamentos, com antibióticos, ectoparasiticidas, endectocidas, mata-bicheira, carrapaticidas, mosquicidas, vitaminas, dentre outras categorias. Por uma questão estratégica, essa operação foi vendida em 2008 para que a empresa pudesse dedicar total foco ao setor de suplementação mineral.

Timeline

Logo 50 anos azul

– Minerthal é fundada em 1973, na cidade de São Paulo (SP), numa época em que os principais suplementos minerais vendidos precisavam ser diluídos antes de serem oferecidos aos animais.
– Naquela ocasião, a suplementação mineral visava o tratamento de doenças carenciais. Desta preocupação, surgiu o primeiro slogan da Minerthal: “Um Novo Conceito em Saúde Animal”.

– A empresa inicia o desenvolvimento de novas formulações, com especial atenção para as misturas minerais de pronto uso para diferentes regiões do País, considerando as particularidades de cada bioma brasileiro, no que diz respeito às características de solo, quantidade de chuvas e diferenças na oferta de forrageiras.
– O tipo de gado e o sistema de produção também evolui, diversificando as exigências nutricionais de minerais ao longo de todo o território. Com isso, foi lançado o Sudanthal para o Vale do Araguaia (região endêmica de “magrinha” por deficiência de cobalto), o Minerthal MS para região do Pantanal (dificuldade de consumo da mistura devido à água salobra) e o Minerthal Plus, produto específico para gado de leite (animais que têm demandas de minerais diferentes em relação ao gado de corte), amplamente utilizado no estado de Minas Gerais. Esse desenvolvimento ocorreu após inúmeras análises bromatológicas das forragens dos diferentes lugares, chegando às fórmulas mais “regionalizadas”. É o princípio da Suplementação de Precisão.
– Em 1985 foi lançado o Minerthal Ureia, suplemento mineral com ureia pronto para uso, que muito contribuiu para elevar a produtividade dos pecuaristas. Afinal, passou a corrigir a deficiência de proteína bruta nas pastagens durante o período de seca, elevando os índices de produtividade da pecuária nacional. Essa foi a década que inaugurou o uso da suplementação proteica.  

– Em 1993, com o objetivo de aumentar sua eficiência logística, a Minerthal investiu na abertura de uma fábrica em Goiânia (GO), para onde sua produção foi transferida. E no final desta década, foi a vez de Araçatuba (SP) ser contemplada com a presença da empresa. Hoje, a cidade abriga o centro de distribuição da companhia.   

– Nos anos de 1990, vieram os suplementos proteicos e proteicos energéticos. Ou seja, começaram a suplementar os animais, além de minerais, com proteínas e, em algumas situações, com proteínas e energia.

– Na transição para os anos 2000, surgiram os suplementos aditivados, e nisso também a Minerthal foi pioneira, com o lançamento do Minerthal Engorda MD. Os aditivos vieram para aumentar a produtividade e eficiência com que os animais aproveitam os alimentos, especialmente em regime de pastagem. 

– Já no século 21, a Minerthal não parou de ampliar o seu repertório de contribuições para a pecuária, por meio da combinação entre produtos e serviços agregados. Como exemplo, vale mencionar o Sistema Integrado de Mineralização (SIMM), lançado em 2001. O pacote tecnológico SIMM era composto por soluções diversificadas que levavam em conta os fatores que influenciam na composição mineral da planta, a quantidade de minerais exportados da propriedade de acordo com a categoria animal, a mensuração de déficit nutricional, as características de uma boa mistura e abordagens sobre o consumo de suplementos. O SIMM pode ser considerado o embrião do Programa Minerthal de Suplementação de Precisão, lançado mais à frente.
– Lançamento do Minerthal Núcleo Corte, em 2002, um produto específico para gado confinado. O Minerthal Núcleo Corte passou a corrigir os desequilíbrios minerais que ocorrem nas matérias-primas utilizadas no confinamento.
– Em 2005, a unidade industrial de Goiânia obteve o Certificado do Sistema de Boas Práticas de Fabricação (BPF) – Nível Avançado, concedido pelo Sindirações. Em 2008, mais uma conquista: a Certificação do Nível HACCP do programa Feed & Food Safety – Gestão do Alimento Seguro, também concedida pelo Sindirações. A manutenção destas certificações ao longo dos anos é um trabalho contínuo que comprova o alto rigor de qualidade a que está submetida a produção da empresa.
– 2008: Início da parceria com a Embrapa Arroz e Feijão para a suplementação dos animais participantes do Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ), do Programa de Integração Lavoura e Pecuária (PILP).
– Lançamento do Programa Minerthal de Suplementação de Precisão, em 2009. Partindo de sua experiência de relacionamento com o pecuarista brasileiro e conhecendo as particularidades dos diferentes sistemas de produção de cada região do país, a Minerthal desenvolveu o conceito de suplementação de precisão, que leva em consideração os diversos fatores que podem influenciar as exigências nutricionais dos bovinos.

– Em 2010, nasceu o Resulthal, que são experiências práticas nas fazendas com resultados observados, de desempenho e performance.
– No mesmo ano, a empresa também iniciou o desenvolvimento de aplicativos para os produtores, focados na orientação do uso dos seus produtos e no correto emprego da mineralização. Hoje, já possui cinco apps disponíveis: Ciclo de Suplementação Minerthal, Comparador Minerthal, Controle Alimentar Minerthal, Formulador Minerthal e a Calculadora MinerBlock Minerthal.  
– Dentre as diversas inovações, uma das mais recentes e importantes diz respeito ao lançamento do MinerBlock, em 2019, que consiste em uma linha de suplementos minerais em bloco muito palatável aos animais. Seu formato diferenciado faz com que as perdas por chuvas e ventos sejam muito reduzidas, na comparação com o produto em pó. Outra vantagem está na otimização da mão de obra por conta da baixa frequência de reposição.  

Conteúdo disponível também na Revista DBO

Revista-Aberta-Folheando

Siga a DBO:

A DBO Editores Associados, fundada em 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. Sua atuação no digital abrange as mídias sociais, canal do Youtube e o Portal DBO, plataforma rica em conteúdo especializado em texto, áudio e vídeo para a pecuária, como reportagens, entrevistas, artigos técnicos, cotações, análises de mercado e cobertura dos leilões em todo o País.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: