Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.
A Doença Respiratória Bovina (DRB) é a principal doença diagnosticada nos confinamentos do Brasil e causadora dos maiores prejuízos financeiros desse sistema, impactando no alto índice de morbidade (animais doentes), perda de desempenho (ganho de peso reduzido pela metade em animais clínicos – Martins, 2016 e com redução de 200g/dia em subclínicos – Blakebrough-Hall, 2020) e frequente mortalidade dos bovinos. Levantamentos realizados no Brasil mostraram que mais de 50% dos tratamentos e cerca de 30% das mortalidades em animais confinados são causadas pela pneumonia (Baptista, 2014; Martins, 2016).
Como características dos sinais clínicos da pneumonia bovina são: febre (≥39.5 ⁰C), aumento da frequência respiratória, apatia, falta de apetite e corrimento nasal muco purulento e deve ser rapidamente diagnosticada e tratada o mais rápido possível, poia o sucesso desse tratamento passa pela escolha assertiva de um antibiótico eficaz contra as bactérias e um potente anti-inflamatório/térmico para reduzir a febre e a inflamação.
A DRB é uma doença multifatorial causada por diversos agentes infecciosos primários ou secundários, virais (BHV-1, PI3, BRSV e BVDV tipo 1 e 2) ou bacterianos (Mannheimia haemolytica, Pasteurella multocida), que causam primaria ou secundariamente impactos negativos ao bovino. Os fatores ambientais, de manejo, animais estressados e transporte por longas distâncias, o risco da doença pode exceder 50%, com taxa de mortalidade passando dos 10%, sendo que em contrapartida animais bem manejados e com baixo estresse, o risco dessa doença acontecer é normalmente inferior a 5%.
Um protocolo sanitário de entrada de confinamento eficiente tem como objetivo minimizar esses impactos melhorando a saúde dos animais e minimizando o aparecimento dessas doenças durante esse período intensivo de terminação de bovinos.
A composição desse protocolo deve contemplar vacinas contra as principais doenças clostridiais e contra DRB (ideal ser uma vacina de dose única contendo vírus e bactéria), além de um vermífugo de alta eficácia e que ajude maximizar o ganho de peso do animal.