logo zoetis

Zoetis

Evite que a Doença Respiratória Bovina (DRB) roube seu lucro no confinamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Doença Respiratória Bovina (DRB) é a principal doença diagnosticada nos confinamentos do Brasil e causadora dos maiores prejuízos financeiros desse sistema, impactando no alto índice de morbidade (animais doentes), perda de desempenho (ganho de peso reduzido pela metade em animais clínicos – Martins, 2016 e com redução de 200g/dia em subclínicos – Blakebrough-Hall, 2020) e frequente mortalidade dos bovinos. Levantamentos realizados no Brasil mostraram que mais de 50% dos tratamentos e cerca de 30% das mortalidades em animais confinados são causadas pela pneumonia (Baptista, 2014; Martins, 2016).

Como características dos sinais clínicos da pneumonia bovina são: febre (≥39.5 ⁰C), aumento da frequência respiratória, apatia, falta de apetite e corrimento nasal muco purulento e deve ser rapidamente diagnosticada e tratada o mais rápido possível, poia o sucesso desse tratamento passa pela escolha assertiva de um antibiótico eficaz contra as bactérias e um potente anti-inflamatório/térmico para reduzir a febre e a inflamação.

A DRB é uma doença multifatorial causada por diversos agentes infecciosos primários ou secundários, virais (BHV-1, PI3, BRSV e BVDV tipo 1 e 2) ou bacterianos (Mannheimia haemolytica, Pasteurella multocida), que causam primaria ou secundariamente impactos negativos ao bovino. Os fatores ambientais, de manejo, animais estressados e transporte por longas distâncias, o risco da doença pode exceder 50%, com taxa de mortalidade passando dos 10%, sendo que em contrapartida animais bem manejados e com baixo estresse, o risco dessa doença acontecer é normalmente inferior a 5%.

Um protocolo sanitário de entrada de confinamento eficiente tem como objetivo minimizar esses impactos melhorando a saúde dos animais e minimizando o aparecimento dessas doenças durante esse período intensivo de terminação de bovinos.

A composição desse protocolo deve contemplar vacinas contra as principais doenças clostridiais e contra DRB (ideal ser uma vacina de dose única contendo vírus e bactéria), além de um vermífugo de alta eficácia e que ajude maximizar o ganho de peso do animal.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA DRB

BOVI-SHIELD GOLD ONE SHOT

Vacina de dose única e proteção longa contra pneumonia bovina.

100M doses do mundo*
4 MM doses no Brasil*

IQVIA 10 anos Q1 2023 

  • Primeira vacina viva contra DRB do mercado;
  • Vacina mais consolidada nos confinamentos no Brasil / Mundo;
  • Proteção contra viremia da BVD tipo I e II;
  • Proteção eficaz contra a M. haemolytica – bacterina /toxóide;
  • Proteção eficiente por até 279 dias.

DRAXXIN

Antibiótico inovador que previne e cura quadros respiratórios e podais com apenas 1 dose.

R$ 1 Bi*

*IQVIA 10 anos Q1 2023

  • É a tulatromicina mais consolidada no mundo: ORIGINAL;
  • Mais pesquisas e publicações garantindo o resultado;

DRAXXIN KP

Antibiótico completo contra pneumonia bovina e rápido contra a febre.

R$ 300 M* no Mundo
*IQVIA 10 anos Q1 2023

  • Sucesso de lançamento em vários mercados ao redor do mundo;
  • Rápido no controle da febre;
  • Eficácia contra DRB, Casco e Querato como o Draxxin;
  • Rápido retorno na produtividade.

INFORCE 3

Vacina intranasal mais vendida no mundo!*
IQVIA 10 anos Q1 2023

  • A primeira vacina intranasal do Brasil;
  • Rápida resposta imune (24h);
  • Mais bem estar na aplicação;
  • Pode ser aplicada em animais estressados sem perder a eficácia;

VERMIFUGAÇÃO

PARA SABER MAIS COMO MINIMIZAR AS PERDAS COM ESSA DOENÇA AUMENTANDO A PERFORMACE ANIMAL, ACESSE:

MM-25839

PARA OS ANIMAIS. PELA SAÚDE. POR VOCÊ.

Zoetis

A DBO Editores Associados, fundada em 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. Sua atuação no digital abrange as mídias sociais, canal do Youtube e o Portal DBO, plataforma rica em conteúdo especializado em texto, áudio e vídeo para a pecuária, como reportagens, entrevistas, artigos técnicos, cotações, análises de mercado e cobertura dos leilões em todo o País.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo